A ideologia na produção do espaço: os megaeventos como agentes difusores da ideologia (neo)liberal

Autores

Palavras-chave:

modelos urbanos, megaeventos, urbanismo neoliberal

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo examinar os aspectos ideológicos que permeiam as políticas públicas e sua relação com os espaços urbanos. Para tanto, parte-se da premissa de que os megaeventos, dada a sua magnitude, possuem potencial para atuarem como agentes difusores de modelos urbanísticos. A análise das relações de poder e interesses que direcionam a produção do espaço urbano foi feita com o objetivo de elucidar as características urbanas associadas à realização de megaeventos. O trabalho constatou que as estratégias de realização de megaeventos são marcadamente voltadas aos interesses do mercado imobiliário e se apoiam em estratégias mercadológicas amplamente representadas pelo ideário neoliberal.

Biografia do Autor

Lucio Hanai Valeriano Viana, IBMEC-SP

Doutor em Ciências Sociais PUC-SP (2018); Mestre em Administração Pública e Governo EAESP-FGV (2009); Bacharel em Ciências Sociais PUC-SP(2006). Atualmente é professor do curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas da COGEAE PUC-SP e Professor-Tutor do FGV-Online e do IBMEC (Damásio Educacional / UniFavip). É pesquisador do Observatório das Metrópoles - São Paulo e revisor da Revista da Direito da Cidade, Revista Íconos e da Revista Café com Sociologia. Possui também experiência em pesquisas sociais e consultoria de mercado.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

Viana, L. H. V. (2019). A ideologia na produção do espaço: os megaeventos como agentes difusores da ideologia (neo)liberal. Cadernos Metrópole, 21(44), 79–97. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4404