Utopismo, insurgência e espaço urbano: o “direito à cidade” lefebvriano e as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil

Autores

  • Gustavo Souza Santos Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Anete Marília Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Palavras-chave:

Jornadas de Junho, direito à cidade, utopismo, utopia, espaço

Resumo

A metrópole paulistana foi palco e epicentro para a odisseia volátil, espontânea, difusa e reticulada que caracterizou as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. O espaço urbano tornou-se índice e plataforma de luta por sonhos sociais. Reflete-se, aqui, a associação entre essa mobilização e o “direito à cidade” em uma perspectiva de utopismo sobre o espaço urbano, a partir do ser e o agir sociopolítico. Como aporte a esta análise, examinou se o conteúdo noticioso de jornais impressos de maior circulação no período, auditados pelo Instituto Verificador da Comunicação (IVC). O movimento revelou projetos de vida e país mobilizados na apropriação do espaço urbano para a luta em uma flexão utópica, como um signo socioespacial de insurgência e de desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Gustavo Souza Santos, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIPMoc) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutorando em Desenvolvimento Social e mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Docente dos cursos de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Psicologia, Engenharias Integradas e Fisioterapia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - (FIPMoc).

Anete Marília Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Departamento de Geociências e dos programas de pós-graduação em Geografia e em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Downloads

Publicado

2019-06-08

Como Citar

Santos, G. S., & Pereira, A. M. (2019). Utopismo, insurgência e espaço urbano: o “direito à cidade” lefebvriano e as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. Cadernos Metrópole, 21(45), 461–479. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2019-4505