A dimensão esquecida da política habitacional: reflexões a partir do caso da Área Metropolitana de Curitiba (PR)

Autores

  • Paulo Nascimento Neto Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4710

Palavras-chave:

política habitacional, região metropolitana, habitação social, políticas públicas, Curitiba

Resumo

Os últimos quinze anos caracterizaram-se pela revalorização da política habitacional no cenário nacional, com a construção de um arcabouço institucional e a produção massiva de unidades. Presenciou-se o desenvolvimento de uma série de pesquisas vinculadas, sobretudo, ao Programa Minha Casa Minha Vida. Nesse contexto, este artigo se insere em uma discussão mais profunda e latente, tendo por objetivo investigar as dinâmicas envoltas na sobreposição da problemática habitacional sobre os espaços metropolitanos, espaços de especial interesse, já que concentram mais de metade do déficit e cerca de 80% dos assentamentos subnormais do País. Por meio do estudo da Área Metropolitana de Curitiba, busca-se refletir sobre a “dimensão esquecida”, sem a qual os esforços empreendidos arriscam não atingir os efeitos esperados.

Biografia do Autor

Paulo Nascimento Neto, Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Arquiteto e urbanista, Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental, Mestre e Doutor em Gestão Urbana, Atualmente é editor-adjunto da urbe . Revista Brasileira de Gestão Urbana e professor adjunto associado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana (PPGTU),

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Nascimento Neto, P. (2019). A dimensão esquecida da política habitacional: reflexões a partir do caso da Área Metropolitana de Curitiba (PR). Cadernos Metrópole, 22(47), 215–246. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4710