Impactos urbanos da cadeia produtiva de petróleo e gás: estudo de caso em Santos, SP

Autores

  • Mônica Antonia Viana Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.
  • Vanessa de Oliveira Marum Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4813

Palavras-chave:

impactos urbanos, petróleo e gás (pré-sal), valorização e especulação imobiliárias, revitalização, Valongo, Santos

Resumo

Este artigo procura identificar e analisar os principais impactos urbanos na cidade de Santos, gerados pela implantação da sede da Unidade de Operação da Bacia de Santos da Petrobras (UO-BS), em função da cadeia produtiva de petróleo e gás (pré-sal) na Bacia de Santos. A metodologia adotada na pesquisa tem caráter investigativo, buscando referencial teórico que possibilite uma análise crítica sobre o tema. A implantação da nova sede da Petrobras no bairro do Valongo e as perspectivas de novas oportunidades de negócios e emprego motivaram um processo de valorização e especulação imobiliárias no bairro e na cidade, em especial na região da orla da praia, em função das expectativas geradas quanto ao futuro do desenvolvimento socioeconômico de Santos e região. 

Biografia do Autor

Mônica Antonia Viana, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP, mestre pela FAUUSP e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU PUC Campinas. Professora, pesquisadora e consultora na área de Planejamento Urbano e Regional e Gestão Ambiental. Leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSantos e é líder do grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista - Observa BS. 

Vanessa de Oliveira Marum, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS.

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos - UNISANTOS. Elaborou pesquisa de iniciação científica iniciada em 2016 com bolsa do PIBIC do CNPq, concluída em 2017 sobre esse tema, sob a orientação da Profa. Dra. Mônica A. Viana. É integrante do grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista - Observa BS da UniSantos.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Viana, M. A., & Marum, V. de O. (2020). Impactos urbanos da cadeia produtiva de petróleo e gás: estudo de caso em Santos, SP. Cadernos Metrópole, 22(48), 617–644. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4813