Região Metropolitana de São Paulo como centro da inovação do Brasil

Autores

  • Sandra Lencioni Departamento de Geografia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

conhecimento, inovação, Região Metropolitana de São Paulo

Resumo

Aos poucos o conhecimento vem deixando de ser coisa do espírito e se transformando em coisa do dinheiro. As relações sociais relacionadas ao ato de conhecer se submetem, progressivamente, ao capital, e a inovação é vista da perspectiva da troca e do valor. Essa perspectiva orienta a discussão que considera a inovação um recurso do urbano vista a partir da relação entre indústria inovativa e urbano. Isso permite compreender por que a região metropolitana de São Paulo é o centro da inovação no país. Essa condição significa um novo elemento de diferenciação social e territorial do desenvolvimento brasileiro que não pode se traduzir em desigualdade. Diferenças existem, no entanto, não podem se traduzir em desigualdades.

Downloads

Publicado

2015-11-22

Como Citar

Lencioni, S. (2015). Região Metropolitana de São Paulo como centro da inovação do Brasil. Cadernos Metrópole, 17(34), 317–328. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/24197