Governança, governo ou gestão: o caminho das ações metropolitanas

Autores

  • Peter Kevin Spink
  • Marco Antonio Carvalho Teixeira
  • Roberta Clemente

Palavras-chave:

regiões metropolitanas (Brasil), gestão metropolitana, consórcios intermunicipais, experiências atuais, alternativas de ação

Resumo

Este trabalho busca contribuir para o debate sobre uma gestão pública política e socialmente competente e efetiva das metrópoles brasileiras a partir da discussão crítica de possíveis caminhos de ação. Inicia-se com uma discussão sobre os diferentes sentidos da expressão metropolitana existentes no imaginário social. Em seguida, apresenta um breve resumo do processo brasileiro de metropolização e, após, descreve a situação atual a partir de um estudo empírico que envolveu contatos individuais com as principais áreas metropolitanas, análise de documentos e orçamentos estaduais e identificação dos tipos de atividades de gestão encontrados. Finalmente, a partir de observações sobre as possibilidades e limites dos consórcios intermunicipais, busca identificar possíveis opções para o encaminhamento pluralista de ações futuras.

Biografia do Autor

Peter Kevin Spink

Doutor em Psicologia Organizacional pela Universidade de Londres. Professor Titular e Coordenador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas-São Paulo (São Paulo, Brasil).

Marco Antonio Carvalho Teixeira

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor e Pesquisador do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas-São Paulo (São Paulo, Brasil).

Roberta Clemente

Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas-São Paulo. Pesquisadora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas-São Paulo. Assessora Técnica da Assembleia Legislativa de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Spink, P. K., Teixeira, M. A. C., & Clemente, R. (2011). Governança, governo ou gestão: o caminho das ações metropolitanas. Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5943