Padrões espaciais de ociosidade imobiliária e o Programa Morar no Centro da Prefeitura de São Paulo (2001-2004)

Autores

  • Fernando Cardoso Cotelo

Palavras-chave:

revitalização urbana, política de habitação, uso do solo urbano, economia urbana, geografia urbana

Resumo

A Prefeitura de São Paulo (2001-2004) criou um programa habitacional que procurava coordenar a utilização de crédito subsidiado da Caixa Econômica Federal com a oportunidade de recondicionamento de alguns prédios ociosos na região do Centro Histórico. Este artigo mostra um levantamento dos imóveis ociosos no Centro Histórico, comenta sobre a razão de sua ociosidade, descreve o Programa Morar no Centro, apresenta um método auxiliar na avaliação de seu impacto no aproveitamento de imóveis ociosos e indica possíveis falhas na sua concepção que podem ter contribuído para sua descontinuação. A grande quantidade de área disponível, em contraposição ao pequeno número de projetos PAR demonstra a timidez da intervenção governamental e sua relativa dispersão demonstra desconsideração às externalidades e sinergias locais.

Biografia do Autor

Fernando Cardoso Cotelo

Bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em economia política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em economia de empresas pela Fundação Getulio Vargas (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Cotelo, F. C. (2011). Padrões espaciais de ociosidade imobiliária e o Programa Morar no Centro da Prefeitura de São Paulo (2001-2004). Cadernos Metrópole, 11(22). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5950