Ocupação e urbanização dos cerrados: desafios para a sustentabilidade

Autores

  • Aristides Moysés
  • Eduardo Rodrigues da Silva

Palavras-chave:

ocupação dos cerrados, commodities, Centro-Oeste, concentração urbana, desenvolvimento regional.

Resumo

Os Cerrados do Centro-Oeste continuam ameaçados pela ocupação de seu solo com produtos exportáveis, determinantes, a partir de 1970, para o desenvolvimento da região. A produção de commodities substituiu a vegetação natural por soja, milho, sorgo e pastagens e estas não alimentam os lençóis freáticos dos cerrados, afetando mais de 300 cursos d’água. São dois momentos distintos dessa ocupação: de 1970 a 1980, período em que as transformações econômicas impuseram um processo de ocupação perversa ao bioma cerrado; na década de 1990, os efeitos dessa ocupação se manifestam de forma mais contundente, provocando um processo de concentração urbana de grandes proporções.

Biografia do Autor

Aristides Moysés

Economista pela Universidade Católica de Goiás. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas e Coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial da Universidade Católica de Goiás. Professor do Mestrado em Ecologia e Produção Sustentável. Coordenador e Pesquisador do Observatório das Metrópoles: Núcleo Goiânia/Instituto do Milênio-CNPq. Técnico do Departamento de Ordenação Socioeconômico da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goiânia (Goiás, Brasil).

Eduardo Rodrigues da Silva

Economista pela Universidade Católica de Goiás. Mestre e Doutorando em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Professor e Diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Católica de Goiás. Pesquisador do Observatório das Metrópoles: Núcleo Goiânia/Instituto do Milênio-CNPq (Goiás, Brasil).

Downloads

Como Citar

Moysés, A., & Silva, E. R. da. (2012). Ocupação e urbanização dos cerrados: desafios para a sustentabilidade. Cadernos Metrópole, (20). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8693

Edição

Seção

Artigos