Cidades e suas águas: gestão articulada para a sustentabilidade ambiental

Autores

  • Evania Freires Galindo
  • Maria de Fátima R. de G. Furtado

Palavras-chave:

gestão urbana, gestão de recursos hídricos, sustentabilidade ambiental urbana, legislação de recursos hídricos, legislação urbana.

Resumo

O debate atual sobre a gestão urbana e ambiental passa pela necessidade de compreensão dos meandros e contextos nos quais são formulados os discursos contemporâneos sobre a cidade e de como são formadas as diferentes representações sociais sobre o fenômeno urbano. A água, por ser um bem essencial à vida, tanto em sua dimensão individual quanto coletiva, e um recurso escasso e finito, coloca para as atuais gerações a necessidade urgente de desenvolver mecanismos de conservação. Por sua vez, a efetiva conservação dos recursos hídricos exige a compreensão do processo social de construção e gestão do espaço onde eles se encontram, incorporando suas dimensões sociais, políticas e simbólicas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir os aspectos centrais da articulação da gestão urbana com a gestão de recursos hídricos, para assegurar a sustentabilidade ambiental urbana.

Biografia do Autor

Evania Freires Galindo

Bacharel em serviço social, Especialista em nível de residência multiprofissional em saúde pública, Mestre em desenvolvimento urbano, Doutoranda em desenvolvimento urbano da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria de Fátima R. de G. Furtado

Arquiteta urbanista, Especialista em gestão ambiental metropolitana, PhD em planejamento urbano, Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Como Citar

Galindo, E. F., & Furtado, M. de F. R. de G. (2012). Cidades e suas águas: gestão articulada para a sustentabilidade ambiental. Cadernos Metrópole, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8778