O corpo/imagem: estética e ética em Georges Didi-Huberman
Palavras-chave:
Didi-Huberman, Ética e Estética, Corpo e ImagemResumo
A construção do percurso do pensamento Georges Didi-Huberman considera a contribuição interdisciplinar proveniente das análises de questões de natureza estética que ele investiga ao molde eclético, denominado por ele como “caleidoscópico”. O presente artigo procura compreender que essas investigações, não seriam limitadas ao âmbito estético. Essa afirmação tem seu suposto fundamento quando verificamos o modo com que Didi-Huberman constrói suas reflexões ao tratar da relação corpo-imagem. Acreditamos que a análise das imagens de corpos humanos, provenientes de contextos em que os modos de tratamento teriam lhes negado os direitos fundamentais produziram implicações para além das investigações estéticas, o que, de certo modo, enunciaria um paradoxo ao trato do modo como Didi-Huberman apresenta suas conclusões, isto é, subjacente à investigação estética, existiria em sua obra uma proposição ética para o trato das imagens.
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Cedo à revista Paralaxe os direitos autorais de publicação de meu artigo e consultarei o editor científico da revista caso queira republicá-lo depois em livro.