O corpo/imagem: estética e ética em Georges Didi-Huberman

Autores

  • Adilson Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP

Palavras-chave:

Didi-Huberman, Ética e Estética, Corpo e Imagem

Resumo

A construção do percurso do pensamento Georges Didi-Huberman considera a contribuição interdisciplinar proveniente das análises de questões de natureza estética que ele investiga ao molde eclético, denominado por ele como “caleidoscópico”.  O presente artigo procura compreender que essas investigações, não seriam limitadas ao âmbito estético.  Essa afirmação tem seu suposto fundamento quando verificamos o modo com que Didi-Huberman constrói suas reflexões ao tratar da relação corpo-imagem.  Acreditamos que a análise das imagens de corpos humanos, provenientes de contextos em que os modos de tratamento teriam lhes negado os direitos fundamentais produziram implicações para além das investigações estéticas, o que, de certo modo, enunciaria um paradoxo ao trato do modo como Didi-Huberman apresenta suas conclusões, isto é, subjacente à investigação estética, existiria em sua obra uma proposição ética para o trato das imagens.

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Pereira, A. (2018). O corpo/imagem: estética e ética em Georges Didi-Huberman. PARALAXE, 5, 3–11. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/40538

Edição

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