O CONSUMO SIMBÓLICO E O ESPÍRITO HEDÔNICO DO CONSUMIDOR MODERNO DE IOGURTES

Autores

  • MATHEUS LEMOS DE ANDRADE Faculdade de Administração Milton Campos http://orcid.org/0000-0003-4499-5532
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Adriano de Mendonça Joaquim Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Teoria da Cultura do Consumo, Consumo Simbólico, Hedonismo, Consumo de Iogurtes, Consumo Sagrado

Resumo

A Teoria da Cultura do Consumo (CCT) é uma corrente de estudos que utiliza a perspectiva interpretativista para obter respostas sobre os fenômenos de consumo, que ultrapassam a lógica utilitarista. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a aplicação da CCT na contemporaneidade. Para tal, toma como pano de fundo um estudo empírico sobre consumo de iogurtes e evidencia os aspectos culturais e socialmente compartilhados que norteiam tal fenômeno. Como estratégia de pesquisa adotou-se uma perspectiva interpretativa indutiva e o método qualitativo, por meio de quinze entrevistas em profundidade, realizadas com chefes de família, consumidores de iogurte. De modo coerente com estudos antropológicos sobre os significados dos rituais de alimentação no Brasil e com teorias sobre o consumo simbólico e hedônico, o estudo demonstra que a compra e o consumo de iogurtes ultrapassam a lógica racional e econômica do utilitarismo, bem como reafirma que os estudos da CCT podem contribuir para o desenvolvimento do marketing, gerencial e academicamente.

Biografia do Autor

MATHEUS LEMOS DE ANDRADE, Faculdade de Administração Milton Campos

Doutorando em Administração pela PUC-Minas. Professor da Faculdade de Administração Milton Campos. Diretor do Instituto Olhar Pesquisa e Informação Estratégica Ltda. Membro do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade.

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração. Professor e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração PUC-Minas. Coordenador do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade.

Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Administração. Professor do Programa de Pós Graduação em Administração PUC-Minas.

Georgiana Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade.

Adriano de Mendonça Joaquim, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do GEMACONS - Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade.

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Publicado

2017-11-30

Edição

Seção

Artigos