CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Patrick Ronan Sant’Anna Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Saulo Pfeffer Geber Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Viviane Tetu Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190021

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Formação de professores, Prática profissional

Resumo

São apresentadas as percepções que professoras do ensino fundamental I possuem sobre as contribuições da psicologia da educação em sua formação e atuação profissional. A pesquisa buscou identificar as trajetórias formativas e profissionais dessas professoras e quais as percepções que elas possuem sobre a relação entre a psicologia e a educação. Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semiestruturado com seis professoras de uma escola municipal e posteriormente os dados coletados foram transcritos e analisados através da Análise de Conteúdo. Três categorias foram elaboradas com base nos relatos das participantes e articuladas com produções científicas já existentes: Formação em Psicologia; Contribuições da Psicologia para a Atuação; Opiniões sobre Atuação e Formação de Professores. De maneira geral observou-se que as participantes tiveram conteúdos de psicologia na formação, sendo desenvolvimento humano, processos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem os principais conteúdos abordados. As participantes percebem que os conhecimentos da psicologia contribuem para sua atuação; entretanto um número considerável das participantes julga que a formação foi insuficiente em relação a esses conteúdos e afirmam que a formação foi muito ampla e teórica. A maioria também relata que sente falta de mais conhecimentos para desempenhar de uma maneira mais efetiva o papel de educadores, estando insatisfeitas com a formação que receberam. As participantes percebem um despreparo dos professores em lidar com determinadas situações e acreditam que se os docentes tivessem uma melhor formação, estariam mais preparados, sendo necessário refletir sobre a formação dos educadores para contribuir com a importante atuação desses profissionais.

Biografia do Autor

Patrick Ronan Sant’Anna, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Saulo Pfeffer Geber, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Minas Gerais (UFMG). Professor de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Viviane Tetu, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Messtre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná

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Publicado

2019-10-24

Edição

Seção

Artigos