Algumas considerações sobre a transferência num caso de depressão pós-parto em consulta terapêutica mãe-bebê

Autores

  • Nadia Regina Prando Instituto Sedes Sapientiae

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o fenômeno da transferência, conforme definido por Freud e analistas posteriores, no trabalho realizado por nós junto à gestante e mãe-bebê em situação de risco social. As histórias de vida trazidas por estas mulheres são, em geral, marca-das por abandonos físicos e afetivos, maus tratos, violências e abusos. A maioria delas foram criadas por outra pessoa que não a mãe. A Habitare desde 2004 vem desenvolvendo projetos sociais que se realizam através da atuação de psicólogos em instituições que atendem Comunidades de Baixa Renda, com o objetivo de Prevenção e Intervenção Precoce. Um desses Projetos será ilustrado através do relato de fragmentos de um caso. Trata-se de uma gestante primigesta com depressão pós-parto, que começou a ser atendida durante a gestação e conti-nuou no pós-parto, então incluindo o bebê. O Projeto de atendimento, que acontecia em parce-ria com o Programa Einstein na Comunidade de Paraísopolis, ocorria através de Consultas Terapêuticas (Winnicott, 1971; Lebovici, 2000; Oliveira, 2008) que eram oferecidas às gestantes e mãe-bebê que apresentavam inúmeros fatores desfavoráveis ao desenvolvimento do vínculo mãe- bebê. O relato deste caso ilustra a importância da transferência positiva entre terapeuta e paciente para a acontescência da Consulta Terapêutica, na qual um ambiente de confiança é estabelecido. Neste, as representações evocadas pelo bebê real e o estado de desamparo vivido por elas na gestação e pós-parto, favorecem a revivência de sentimentos e lembranças primitivas que acompanharam as experiências traumáticas. Assim, o cuidado e a empatia verdadeira ofertados pelo setting terapêutico possibilitam muitas vezes a recuperação da esperança e da criatividade, elementos necessários a uma maternagem suficientemente boa. Assim, aspectos cindidos do self podem ser integrados tornando possível a saída da depressão pós-parto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nadia Regina Prando, Instituto Sedes Sapientiae

Especialista em Psicanálise da Criança pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga, supervisora e coordenadora de projetos da ONG Habitare - Centro de Estudo e Pesquisa em Intervenção a termo em Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Prando, N. R. (2013). Algumas considerações sobre a transferência num caso de depressão pós-parto em consulta terapêutica mãe-bebê. Psicologia Revista, 21(2), 233–245. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/15136

Edição

Seção

Artigos Teóricos