O Psicólogo no hospital e o paciente soropositivo: breve recorte do estágio profissional em um Hospital Geral no Oeste da Bahia

Autores

  • Ariana Sassi Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)
  • Samantha Gadêlha Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Resumo

Para atender às novas exigências, principalmente no que diz respeito à atuação recente do psicólogo no hospital, foi preciso que inicialmente se compreendesse o novo conceito que se tem de saúde e como esse conceito influencia a inserção no contexto hospitalar. A figura do psicólogo tornou-se importante dentro do ambiente hospitalar, desde que o conceito de saúde foi reformulado, e passou a ser visto numa perspectiva mais abrangente, incluindo também o bem-estar físico e mental. Diante do exposto, este artigo tem o objetivo de refletir sobre o ambiente hospitalar como espaço de atuação também dos psicólogos e, sobretudo, acerca do manejo clínico com pacientes soropositivos. É comum que estes pacientes neguem seu diagnóstico; assim, o psicólogo deve observar que há razões para que se utilize desta defesa e possa intervir de modo satisfatório, tanto para benefício do paciente quanto da equipe. Este artigo se desenvolveu a partir de breves recortes da experiência de estágio profissional em psicologia da saúde em um Hospital Geral no Oeste da Bahia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariana Sassi, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Psicóloga, graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas de São Paulo (FM- USP), docente do curso de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) e coordenadora de estágios.

Samantha Gadêlha, Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

Graduanda do 9º semestre de Psicologia pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), estagiária responsável da Clínica médica do Hospital do Oeste (H.O), realizou estágio na área de atenção básica no PSF- Posto de Saúde Herculano Farias, na cidade de Barreiras, na Bahia.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Sassi, A., & Gadêlha, S. (2014). O Psicólogo no hospital e o paciente soropositivo: breve recorte do estágio profissional em um Hospital Geral no Oeste da Bahia. Psicologia Revista, 22(2), 167–176. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17987

Edição

Seção

Artigos Teóricos