O ensino de Psicopatologia no cotidiano das ruas de São Paulo: um relato de experiência

Autores

  • Tania Cociuffo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência das aulas práticas em Psicopatologia (disciplina do Curso em Graduação de Psicologia da PUC-SP) realizadas, pela primeira vez, no Centro Franciscano de Atendimento e Proteção ao Morador de Rua (Chá do Padre), no centro da cidade de São Paulo. Norteou nossa escolha pelo Chá do Padre, para a realização dessas aulas práticas, a ideia de ir ao encontro da população de rua, conhecer as histórias de vida e as formas de expressões dessa população em estado de vulnerabilidade. O desafio da nova proposta foi a ampliação dos espaços de inserção e escuta do sofrimento psíquico, para além dos equipamentos específicos de saúde mental da cidade. Concluímos que as ruas são espaços pertinentes para o desenvolvimento das aulas de Psicopatologia. O foco da experiência está no desenvolvimento da escuta, na constituição de um alargamento de continência, tanto intelectual quanto emocional de nossos alunos e que, portanto, mais do que uma aprendizagem, constitui-se num crescimento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tania Cociuffo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Psicologia Clínica, Professora de Psicopatologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde do Departamento de Psicodinâmica da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Cociuffo, T. (2014). O ensino de Psicopatologia no cotidiano das ruas de São Paulo: um relato de experiência. Psicologia Revista, 22(2), 251–260. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/17992

Edição

Seção

Artigos Teóricos