Grupo de Cuidadores e Oficina Lúdica como estratégia de atenção psicossocial à população infanto-juvenil: relato de experiência de equipes de saúde na rede básica

Autores

  • Priscilla Nogueira Cavini Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),
  • Andreia Alpius Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),
  • Augusta Oliveira César de Carvalho Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),
  • Renata Bellenzani Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),

Resumo

INT:

 

O PSF exige a (re) criação de intervenções que considerem a subjetividade no cuidado às famílias na perspectiva comunitária. Políticas sociais escassas, violações dos direitos e discursos patologizantes resultam em prejuízos à saúde e fragilização das famílias. OBJ: Relatar utilização de um dispositivo coletivo, por equipes de saúde da família (ESF), na atenção infanto-juvenil. MÉT: Encontros quinzenais reunindo psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e agentes comunitárias de saúde (ACS) no trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade ao sofrimento psíquico. A oficina lúdica prevê quinze crianças em brinquedoteca. O grupo de cuidadores utiliza roda de discussão, disparando reflexões para mudanças nas relações cristalizadas entre pais, cuidadores substitutivos e filhos. A reunião subseqüente entre profissionais promove aprendizado e priorização de demandas. Duas famílias acompanhadas são descritas para ilustração. RES: O brincar permite expressão de emoções, sociabilidade, aprendizado; o grupo psicoeducativo com familiares dispara mudanças nos padrões relacionais ampliando a compreensão dos contextos que vulnerabilizam a infância. CONCL: O dispositivo mostra-se profícuo, articulado às ações de saúde; a ESF se fortalece para abordagens psicossociais. Restrições para a qualidade de vida familiar que ultrapassam a capacidade das intervenções psicoeducativas requerem políticas públicas para promover direitos que fortaleçam a família e sua função cuidadora.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscilla Nogueira Cavini, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),

Psicóloga formada pela UFSCar em 2002. Experiência em Saúde Coletiva / PSF – Zona Sudeste - Parceria Prefeitura do Município de São Paulo e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) –2005-2008, compondo a Equipe de Saúde Mental.

Andreia Alpius, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),

Fonoaudióloga formada pela PUC-SP em 1999. Experiência em Saúde Coletiva/PSF - Zona Sudeste – Parceria Prefeitura do Município de São Paulo e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)- 2000-2008, compondo a Equipe de Reabilitação.

Augusta Oliveira César de Carvalho, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),

Terapeuta Ocupacional formada pela USP-SP em 1997. Experiência em Saúde Coletiva/PSF - Zona Sudeste – Parceria Prefeitura do Município de São Paulo e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), 2005-2008, compondo a Equipe de Saúde Mental.

Renata Bellenzani, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM),

Psicóloga formada pela UFSCar em 2001, mestre em Psicologia Social pela USP. Experiência em Saúde Coletiva / PSF – Zona Sudeste - Parceria Prefeitura do Município de São Paulo e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), 2005 - 2008, compondo a Equipe de Saúde Mental.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Cavini, P. N., Alpius, A., Carvalho, A. O. C. de, & Bellenzani, R. (2014). Grupo de Cuidadores e Oficina Lúdica como estratégia de atenção psicossocial à população infanto-juvenil: relato de experiência de equipes de saúde na rede básica. Psicologia Revista, 17(1/2), 141–160. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18027

Edição

Seção

Artigos Teóricos