A maldição de Eva: a face feminina da violência contra a mulher

Autores

  • Fernanda Menin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Lilian Loureiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Noely Montes Moraes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

A cultura patriarcal favorece a violência contra os valores femininos e contra sua portadora privilegiada: a mulher. Há vários níveis de violência: agressão física, abusos, violência sexual, violência psicológica. O agente dessas agressões é o homem, com mais freqüência, e outras pessoas do ambiente, no caso da violência psicológica; em todos os casos, a agressão vem de fora e a mulher é a vítima. Este é um trabalho que trata de uma forma sutil de violência, escorregadia, difícil de ser capturada, mas que corrói a mulher de dentro para fora, como um inimigo invisível e infiltrado no mais profundo território feminino.Sem consciência dessa força devastadora, as mulheres perpetuam-na e agem destrutivamente em relação a si mesmas e a outras mulheres, movidas por esse impulso nocivo. O trabalho aborda a violência que a própria mulher se faz sob a forma de ataques ferozes a seu corpo e sua alma em nome de submeter-se voluntariamente a exigências de desempenho e aparência que desvirtuam seus ciclos naturais e seu senso intrínseco de identidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Menin, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga clínica formada pela PUC-SP, com especialização em Questões Amoras pela Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, Faculdade Psicologia PUC-SP.

Lilian Loureiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Psicóloga clínica formada pela PUC-SP, mestre em Psicologia Clínica pela mesma instituição, Psicológica Ana Maria Poppovic, Faculdade Psicologia PUC-SP.

Noely Montes Moraes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professora titular da PUC-SP. Chefe do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia PUC-SP. Doutora em Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2014-02-05

Como Citar

Menin, F., Loureiro, L., & Moraes, N. M. (2014). A maldição de Eva: a face feminina da violência contra a mulher. Psicologia Revista, 16(1/2), 51–71. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18057

Edição

Seção

Artigos Teóricos