O confronto rastafari na busca do si-mesmo: a transformação da consciência na visão da psicologia transpessoal

Autores

  • Vanessa Ferreira Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a consciência e a sua possibilidade de transformação. A partir da premissa de que artistas e místicos são uma ótima população para estudar esse fenômeno, foi enfocada a vivência do artista Bob Marley no contexto da sua religião: rastafari. O modelo ampliado de cartografia da psique de Stanislav Grof dentro da psicologia transpessoal serviu como sustentação teórica para a análise desse fenômeno. Tendo como hipótese que o símbolo é revelador da psicodinâmica da consciência, questionou-se se a mandala que aparece no disco de Bob Marley Confrontation revela uma possibilidade de transformação e se esta pode ser avaliada dentro de um determinado nível de consciência. Foi possível identificar que o símbolo da mandala revela a transformação da consciência de Bob Marley em um nível transpessoal, servindo como sustentação para as novas estruturas psíquicas que emergem com essa transformação. Entendendo o simbolismo da mandala como a luta do herói para renascer diante da morte e de um estado de opressão, a psicologia transpessoal ressalta que a vivência de Bob Marley pode ser vista como legítima e transformadora, uma vez que conta com dispositivos protetores e não defensivos, que fazem dessa vivência uma experiência integrada e psiquicamente saudável.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Ferreira Franco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluna da graduação do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP de 2000 a 2004. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Psicologia da PUC-SP no dia 17 de novembro de 2004 na forma de painel e sessão coordenada. Trabalho apresentado no I Congresso Latino-Americano da Psicologia-Ulapsi, no dia 22 de abril de 2005, na forma de painel com exposição oral, sob o nome de Psicologia e religião: o desenvolvimento saudável da consciên­cia religiosa, a história rastafari de Bob Marley. Trabalho apresentado na forma de sessão coordenada no VII Encontro de Pesquisadores da PUC-SP na área da Saúde, realizado de 30 de maio a 3 de junho de 2005 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Trabalho vencedor do XI Prêmio Ana Maria Poppovic para melhor TCC em Psicologia da PUC-SP no ano de 2004.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Franco, V. F. (2014). O confronto rastafari na busca do si-mesmo: a transformação da consciência na visão da psicologia transpessoal. Psicologia Revista, 15(2), 221–245. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18090

Edição

Seção

Artigos Teóricos