O impacto da doença de Alzheimer no familiar cuidador no interior do estado de São Paulo

Autores

  • Bianca Vessecchi Talhaferro Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde
  • Isabella de Oliveira Arakaki Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde
  • Kátia Giugioli Carrasco FAMERP

Palavras-chave:

Cuidadores, Qualidade de vida, Doença de Alzheimer

Resumo

O Alzheimer é considerado uma doença caracterizada pelo declínio das funções intelectuais superiores, como memória, linguagem, orientação, atenção, entre outros, podendo interferir nas atividades profissionais ou sociais do individuo, causando estresse, dúvidas e angústias nos familiares. O objetivo do trabalho é avaliar a qualidade de vida dos familiares cuidadores de pacientes com Doença de Alzheimer. A pesquisa foi realizada no domicílio de cada participante. Foram avaliados 20 familiares cuidadores. Utilizou-se o Teste de Qualidade de Vida SF-36 e o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp. Em relação à qualidade de vida dos cuidadores que participaram desta pesquisa, apresentaram resultado favorável nos itens: capacidade funcional, aspectos físicos, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental, porém no aspecto da dor, obtivemos nível elevado e quanto ao estresse houve predominância de sintomas psicológicos. A Doença de Alzheimer confronta o familiar com uma carga enorme de estresse, afetando assim sua qualidade de vida.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Vessecchi Talhaferro, Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde

Pós graduanda no Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde – IPECS, São José do Rio Preto-SP.

Isabella de Oliveira Arakaki, Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde

Pós graduanda no Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde – IPECS, São José do Rio Preto-SP.

Kátia Giugioli Carrasco, FAMERP

Psicóloga. Mestre em Ciências da Saúde, FAMERP. Especialista em Psicologia da Saúde, FAMERP. Docente em curso de Psicologia e Pós Graduação. São José do Rio Preto – SP.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Talhaferro, B. V., Arakaki, I. de O., & Carrasco, K. G. (2016). O impacto da doença de Alzheimer no familiar cuidador no interior do estado de São Paulo. Psicologia Revista, 24(2), 229–251. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27797

Edição

Seção

Artigos Teóricos