Torna-se irmão: o imaginário da criança frente a gravidez materna e a chegada de um irmão

Autores

  • Tamar Fainguelernt
  • Rosa Maria Tosta

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p129-149

Palavras-chave:

primogênito, irmão, gravidez materna, relação fraterna, psicanálise

Resumo

A fratria, apesar de estar presente em grande parte das famílias, é um tema pouco estudado, principalmente quando se trata da relação entre irmãos. O “tornar-se irmão” provoca muitas mudanças nas relações familiares, até mesmo durante a gestação da mulher, que são sentidas principalmente pela criança que se tornará primogênita. Esta pesquisa buscou compreender
1- Como o filho primogênito percebe a segunda gravidez da mãe e a chegada de um irmão; 2- Quais as fantasias e sentimentos que surgem no primogênito em relação ao irmão que está sendo gestado. Tendo como referencial a teoria psicanalítica, e tendo como participante a criança, as informações foram colhidas através da aplicação dos instrumentos projetivos “Teste do Desenho da Família” e “Teste Desenho-Estória” em três filhos primogênitos de mães gestantes. Observou-se através da pesquisa que o nascimento de um irmão provoca grande impacto na vida do primogênito, gerando ansiedade e conflitos de sentimentos em relação à sua família. Os conteúdos despertados em cada criança a partir desse tema são singulares, porém evidentes, de modo que em cada criança são manifestados de formas diferentes. Os resultados oferecem subsídios para que pais, familiares e profissionais possam auxiliar a criança a atravessar essa fase de uma forma elaborada, beneficiando também aqueles que a rodeiam.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tamar Fainguelernt

Psicóloga pela PUC-SP, psicoterapeuta e pedagoga. Educadora na Escola Sá Pereira (Rio de Janeiro), pós graduanda no curso “Educação Infantil: perspectivas de Trabalho em creches e pré-escolas” pela PUC-Rio. Trabalha com educação infantil desde 2008.

Rosa Maria Tosta

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora. Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Clínica e professora associada da PUC/SP. Responsável pelo aprimoramento clínico institucional intitulado Psicoterapia winnicottiana na infância e pré-adolescência na Clínica da mesma universidade.  Membro do Espaço Potencial Winnicott (EPW) do Instituto Sedes Sapientiae

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Fainguelernt, T., & Tosta, R. M. (2018). Torna-se irmão: o imaginário da criança frente a gravidez materna e a chegada de um irmão. Psicologia Revista, 27(1), 129–149. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p129-149

Edição

Seção

Artigos Teóricos