Percepção de mulheres sobre o parto e o papel da doula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p357-376

Palavras-chave:

Doula, humanização do parto, acompanhamento qualificado

Resumo

Os cuidados oferecidos pela doula, profissional que orienta e assiste a mulher na gestação, no parto e no pós-parto, são considerados como acolhedores e tendem a promover o bem-estar emocional da parturiente, auxiliando-a no enfrentamento das situações de desconforto. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção de mulheres sobre o parto e sobre a figura da doula no processo de parturição. Foram entrevistadas nove mulheres, com idades entre 19 a 35 anos, que tiveram uma gestação de baixo risco e que foram acompanhadas por doulas durante a gestação, parto e/ou no período pós-parto. Os relatos foram transcritos na íntegra e emergiram três categorias finais: Práticas Institucionais e Ambiência; Enfrentamento da Dor; e Presença da Doula e Importância da Equipe. Concluiu-se que a doula cumpre um papel importante ao proporcionar confiança e ao utilizar técnicas para o alívio da dor, entretanto, cabe ressaltar que apenas a sua presença não garante o respeito pelos direitos e individualidade das mulheres e um parto humanizado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorena Carla Cardoso Silva, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Catu - BA

Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura Municipal de Catu-BA e no Centro Especializado em Reabilitação III (CER III) Helena Antipoff em Alagoinhas-BA, Brasil.

Elza Francisca Corrêa-Cunha, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Psicologia Cognitiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento, Saúde e Políticas Coletivas.

Stella Rabello Kappler, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Psicóloga pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Psicologia Social (UERJ). Integrante e colaboradora dos grupos de pesquisa Interação Social e Desenvolvimento e Desenvolvimento Socioemocional e Parentalidade.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Silva, L. C. C., Corrêa-Cunha, E. F., & Kappler, S. R. (2018). Percepção de mulheres sobre o parto e o papel da doula. Psicologia Revista, 27(2), 357–376. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i2p357-376

Edição

Seção

Artigos Teóricos