Luto e resiliência em vítimas da violência urbana no DF/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p57-82

Palavras-chave:

violência urbana, luto, resiliência

Resumo

O objetivo foi investigar mecanismos de reparação/ressignificação das experiências vividas por 13 vítimas indiretas da violência urbana no Distrito Federal. O principal instrumento utilizado foi a entrevista aberta em profundidade. As entrevistas ocorreram livremente. “Gostaria que me contasse a história da sua vida, da forma como o senhor (a) quiser” foi, inicialmente, a única instrução dada aos participantes. Para tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática e a interpretação da escuta psicanaliticamente informada. A família foi a principal instituição tradicional a quem os participantes recorreram para passar pelo luto e seguir com suas vidas. Os processos de luto diante da perda de pessoas próximas por causas violentas foram bem sucedidos para a maior parte dos participantes. A análise conjunta dos dados, articulado com a literatura especializada, aponta que “ficar bem” ou “ficar mal” após sofrer experiências de perda extremamente dolorosas está diretamente relacionado com a saída/elaboração do trabalho de luto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katerine da Cruz Leal Sonoda, Universidade do Sul e Sudeste do Pará

Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Pesquisador colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UNB). Psicóloga (UFRJ). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), na área de concentração Violência e Saúde. Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UNB). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clínica, psicopatologia, Psicanálise, História de Vida, trabalho de luto e violência urbana.

Downloads

Publicado

2018-07-26

Como Citar

Sonoda, K. da C. L. (2018). Luto e resiliência em vítimas da violência urbana no DF/Brasil. Psicologia Revista, 27(1), 57–82. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i1p57-82

Edição

Seção

Artigos Teóricos