ALIENAÇÃO DO CONSUMIDOR E INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM BUSCA DE RELAÇÕES

Daiane Lindner Radons, Márcia Zampieri Grohmann, Daniele de Oliveira Freitas, Luciana Flores Battistella

Resumo


Os indivíduos são influenciados pelas outras pessoas na escolha de produtos e serviços, assim como, muitas vezes, não refletem no processo de compra. O artigo busca identificar, de forma exploratória, relações entre alienação do consumidor e influência dos grupos de referência. A partir de uma pesquisa quantitativa, foram demonstradas três relações, referentes às pessoas alienadas em relação á ética empresarial serem mais propensas a sofrer influência utilitária; alienadas em relação às normas pessoais serem mais propensos a sofrer influência expressiva de valor; e, os indivíduos que sofrem influência utilitária são mais propensos a sofrer influência expressiva de valor.

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DOI: https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.11690

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Revista Administração em Diálogo - RAD
ISSN: 2178-0080

     

 

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