GESTÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO AS SUAS MANUTENÇÕES

Autores

  • Sabrina Rebelo Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Maurício Selig Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Schmitt Nunes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.13396

Resumo

As Comunidades de Prática – CoPs assumem um papel importante na criação e no compartilhamento do conhecimento organizacional, e suas formações dependem de uma gama de fatores que agem como propulsores ou inibidores ao seu bom desenvolvimento. Com essa compreensão, o objetivo deste estudo é identificar os fatores críticos de sucesso – FCS à manutenção das Comunidades. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfica, por meio da busca sistemática da literatura em base científica de dados. Como resultado para a investigação, chegou-se a um quadro-síntese em que 28 fatores são apresentados como críticos ao sucesso das CoPs.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sabrina Rebelo Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Servidora Técnico-Administrativo em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Paulo Maurício Selig, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia da Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers, CNAM, França. Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Schmitt Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Schmitt, S. R., Selig, P. M., Santos, N. dos, & Nunes, C. S. (2015). GESTÃO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO AS SUAS MANUTENÇÕES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 15(3). https://doi.org/10.20946/rad.v15i3.13396