ÂNCORAS DE CARREIRA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?

Autores

  • Ivan Ferraz PUC - SP
  • Diego Galli FGV-SP
  • Leonardo Trevisan PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v10i2.2713

Resumo

A diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho é cada vez menos evidente. Entender se os fatores que norteiam as decisões de carreira dos indivíduos do sexo masculino são os mesmos que influenciam as decisões femininas pode ser fundamental para que as empresas estruturem suas políticas de recursos humanos de maneira adequada e para que os indivíduos possam planejar suas carreiras com maiores probabilidades de sucesso. Este estudo analisa como o gênero influencia as escolhas de carreira por meio de uma análise quantitativa que compara as âncoras de carreira de 54 homens e 50 mulheres, todos alunos do último ano do curso superior de administração. Os resultados do estudo apontam para uma diferença significativa entre os sexos, no que diz respeito à âncora de carreira predominante. Todavia, há indícios de que as âncoras menos presentes, ou seja, as competências, motivos e valores que menos se destacam no grupo pesquisado, são semelhantes entre homens e mulheres.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Ferraz, PUC - SP

Mestre em administração pela pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do núcleo de gestão de carreiras e transformação do trabalho.

Diego Galli, FGV-SP

Mestre em administração, organização e recursos pela PUC-SP. MBA em gestão financeira e controladoria pela FGV.

Leonardo Trevisan, PUC-SP

Professor do Programa de Estudos Pós Graduados da PUC-SP, Doutor em ciência política pela USP.

Downloads

Publicado

2010-02-23

Como Citar

Ferraz, I., Galli, D., & Trevisan, L. (2010). ÂNCORAS DE CARREIRA: UMA QUESTÃO DE GÊNERO?. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 10(2). https://doi.org/10.20946/rad.v10i2.2713

Edição

Seção

Artigos