Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Página formato A4, margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm.

TÍTULO DO ARTIGO EM PORTUGUÊS

Times negrito 12, centralizado

Autor 1*,

Autor 2** e

Autor 3***

Nome completo em Times 12 , centralizado (ver nota de rodapé)

RESUMO

título em Times negrito, tamanho 12, espaço simples, centralizado

Apresentar ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do artigo, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original. Deve ser constituído de uma seqüência de frases concisas e objetivas, não ultrapassando 150 palavras. corpo em Times 12, espaço simples, justificado

Palavras-chave

Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3; Palavra 4; Palavra 5; Palavra 6.

De 3 a 6 palavras separadas por ponto e vírgula e iniciando com letra maiúscula. Times 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

ABSTRACT

em Times negrito, tamanho 12, espaço simples, centralizado

Deve-se reproduzir o resumo original em Inglês. Times 12, espaço simples, justificado.

Keywords

Deve-se reproduzir as palavras-chave originais em Inglês. Times 12, espaço simples, alinhado à esquerda.

1 Introdução/entretítulos Com número em algarismo arábico, seqüencial, Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda

O texto deve ser formatado em Times, corpo 12, espaço simples justificado. Sem espaçamento no começo do parágrafo. O tamanho para artigos é de 30.000 a 40.000 caracteres com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas [1]. As resenhas devem ter de 3.500  a 5 mil caracteres com espaço.

O espaçamento entre parágrafos deve ser na opção automático. Use a forma completa do nome de todas as organizações e entidades normalmente conhecidas por suas siglas na primeira ocorrência e, subseqüentemente, basta usar a sigla, por exemplo, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).  Números de um a dez devem ser escritos por extenso. Termos estrangeiros e nomes de obras/programas devem ser marcados em itálico.

Introdução deve apresentar: 1. O assunto objeto de estudo; 2. O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado; 3. Outros trabalhos que abordam o mesmo tema e 4. Justificativas que levaram a escolha do tema, a pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto e a razão de escolha do método e principais resultados.

Corpo do artigo deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. O desenvolvimento é a parte principal do artigo, nas pesquisas de campo, é nele onde são detalhados: 1. O tipo de pesquisa, 2. A população e a amostragem; 3. A instrumentação; 4. A técnica para coleta de dados; 5. O tratamento estatístico e  6. A análise dos resultados. O desenvolvimento pode ser enriquecido com ilustrações; gráficos; tabelas e figuras.

2 Ilustrações, tabelas e quadros

Devem ter um número em algarismo arábico, seqüencial, inscritos na parte superior, precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura. Colocar um título por extenso, inscrito no topo da tabela/quadro/figura, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo. A fonte deve ser colocada imediatamente abaixo da tabela/quadro/figura para indicar a autoridade dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.

Exemplo:

Quadro 1: Dados sobre a circulação Times 10 pontos, espaçamento simples.

Nome

Dados 1

Dados 2

Dados 3

Um

Número

Número

Número

Dois

Número

Número

Número

Três

Número

Número

Número

Fonte: Associação Nacional dos Dados – www.dados.org.br Times 10 pontos, espaçamento simples.

2.1 Documento suplementar Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, primeira linha do parágrafo a 1,25cm.

Além de inseridos no texto, tabelas/quadros/figuras devem ser encaminhados como documentos suplementares pelo sistema de submissão da revista em formato JPG com resolução de 150 dpi. O mesmo deve ser feito com arquivos de áudio ou imagens em movimento.

3 Exemplos de citações

Cada referência textual deve corresponder a uma referência completa na lista de referências ao final do corpo do texto. Confira antes de encaminhar o artigo se todas as citações estão presentes. As citações devem ser feitas na língua do artigo. No caso de livros em outras línguas, o autor deve traduzir e indicar na referência (tradução nossa).

- Indireta no corpo do texto, um autor (SOBRENOME, ano)

-Indireta no corpo do texto, autores e obras distintas (SOBRENOME, ano; SOBRENOME, ano).

- Indireta no corpo do texto, dois autores de uma obra (SOBRENOME; SOBRENOME, ano).

- Direta até três linhas “A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos.” (SOBRENOME, ano, p. 00).

- Direta até três linhas com grifo do autor ou grifo nosso “A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos.” (FEA/PUC-SP)” (SOBRENOME, ano, p. 00, grifo nosso).

- Ao omitir parte de citação direta “[...]é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP), no ano de 2014”[...] (SOBRENOME, ano, p. 00).

- Direta destacadas do corpo do texto (mais de três linhas)

Utilize Times 10, espaço simples, justificado com recuo de parágrafo à esquerda de 4cm. A REDECA é um periódico dos Departamentos de Ciências Contábeis e Atuariais e Métodos Quantitativos, criada nas instâncias desses departamentos da Faculdade de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (FEA/PUC-SP), no ano de 2014. (SOBRENOME, ano, p. 00).

Referências Times negrito 12, espaço 1,5, alinhado à esquerda, sem numeração

As referências devem estar em Times 12, espaço simples, com espaço antes do parágrafo de 6 pontos, alinhado à esquerda, observando a marcação de itálico específica para os exemplos que seguem.

Livros com 1 autor
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.

FLEURY & FLEURY. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2001.

*Em livros com título e subtítulo, utilize negrito apenas no título.

Livros com 2 autores
AUTORES separados por ponto e vírgula. Título. Edição. Local: Editor, data.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 28.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Livros com 3 autores

Dar entrada pelos três autores, separados por ponto e vírgula. Título. Local: Editora, data.

CUTLIP, Scott M.; CENTER, Allen H.; BROOM, Glen M. Effective Public Relations. 6. ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985.

Livros com mais de 3 autores

Entrada pelo nome do primeiro autor, seguido da expressão et al. Título. Local: Editora, data.
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1990.

Livros com organizadores, coordenadores

ORGANIZADOR ou COORDENADOR, etc. (nota) Título. Local: Editora, data.

MELO, José Marques de (Org.). Comunicação comparada: Brasil/Espanha. São Paulo: Loyola, 1990.

Partes de livros com autoria própria

AUTOR da parte referenciada. Título da parte referenciada. Referência da publicação no todo precedida de In: Localização da parte referenciada.
ESTEINOU MADRID, Javier. As tecnologias de comunicação e a transformação do estado capitalista. In: FADUL, Ana Maria (Org.). Novas tecnologias em comunicação. São Paulo: Summus, INTERCOM, 1986. 250 p. 123-126.

Trabalhos de eventos

AUTOR. Título do trabalho de evento: subtítulo do trabalho de evento (se houver). Referência da publicação no todo precedida de In: localização da parte referenciada. Paginação da parte referenciada.

FRANCO, Antônio. A imprensa e a Europa 92. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE JORNALISMO, 2., 1989, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBM do Brasil, 1990. P.10-35.

Artigos de revistas/periódicos

AUTOR do artigo. Título do artigo. Título da revista, local, v., n., páginas, mês, ano.

KARAM, Francisco. O presente possível do jornalismo. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 75-81, 2005.

Documentos eletrônicos online

AUTOR. Título. Local, data. Disponível em: < >. Data do acesso: dd mm aaaa.
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtua Books, 2000. Disponível em: <http://www.navionegreiro.org.br>. Acesso em: 10 jan. 2002.

Artigos de jornais

AUTOR do artigo. Titulo do artigo. Título do jornal, local, data (dia, mês e ano). Caderno.
CAMPOS, Rogério de. Exposição traz ao Brasil de J. Carlos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 10 abr. 1991. Ilustrada, p.1.

Imagem em movimento

TÍTULO. Subtítulo. Responsável. Local (país), Produtora, Distribuidora, data. Especificação do suporte em unidades fisicas, som, cor. Largura em milímetros. Título original. Legenda.

BLADE Runner. Direção: Ridley Scott. Produção: Michael Deeley. Intérpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer; Dean Young; Edward James Olmos e outros. Roteiro: Hampton Fancher e David Peoples. Música: Vangelis. Los Angeles: Warner Brothers, c1991. 1 DVD (117 min), widescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na novela “Do androids dream of electric sheep?” de Philip K. Dick.

Programas de radio/televisão

TÍTULO. Apresentador. Local: Emissora, data (dia, mês e ano), horário. Duração. Entrevistado.

CARA a Cara. Apresentado por Marília Gabriela. São Paulo: Rede Bandeirantes de Televisão, 21 abr. 1991, 22 h. Duração 60 min. Entrevista com Rita Lee.

A partir da segunda referência o nome deve ser substituído por um traço correspondente a 6 espaços.

AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.
______. Título. Edição. Local: Editora, data.

GOMBRICH, E.H. Art and illusion: a study in the psychology of pictorial representation. New York: Princeton University Press, 1959.

______. Image and word in 20th century art”. Word and image, n. 1, vol. 3, 1985, p. 213-241.


* Nome do autor1/e-mail/ [Título] em [área de conhecimento] pela [Universidade por extenso – sigla]. Vínculo institucional [Extenso – sigla]  Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.

** Nome do autor1/e-mail/ [Título] em [área de conhecimento] pela [Universidade por extenso – sigla]. Vínculo institucional [Extenso – sigla]  Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.

*** Nome do autor1/e-mail/ [Título] em [área de conhecimento] pela [Universidade por extenso – sigla]. Vínculo institucional [Extenso – sigla]  Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.

[1] As notas de rodapé devem ser utilizadas em caso de extrema necessidade, apenas para observações e não para referências bibliográficas. Texto de nota de rodapé 10, espaço simples. Alinhado a esquerda.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.