Avaliação de Risco em Antecipação de Entrada

Amaury de Souza Amaral, Fernando Fagundes Ferreira

Resumo


Esse artigo apresenta uma proposta de avaliação de risco de empreendimentos em condições de incerteza, inspirada nas propostas por Bouchaud e Potters (2003), em que as avaliações das trajetórias das receitas irão influenciar diretamente a decisão de entrada em um empreendimento.

O estudo propõe uma medida de risco menos intuitiva baseada no comportamento do passado recente, transformando o processo aleatório do valor da receita da empresa (ativo de risco) em um processo que se baseie em tendências futuras desta receita de forma probabilística e dependente de uma trajetória.

Para isso é apresentado na primeira parte conceitos e formulações para a determinação do preço justo de um contrato futuro, como, por exemplo, opções. Consideradas as hipóteses e avanços nesta área, é demonstrado o balanço financeiro geral de ganhos do vendedor de uma opção de compra, considerando-se que este possa converter a cada instante uma quantidade de ativos de risco em ativos livres de risco e vice-versa. Estabelecida esta possibilidade, é apresentado o desenvolvimento de uma formulação que auxilia o vendedor a minimizar os riscos inerentes à operação, através da minimização da variância do balanço financeiro geral de ganhos na data da maturidade da opção, em um processo particular conhecido como static hedge.

Em seguida é proposta uma contribuição matemática, baseada nos fundamentos da ancoragem estática, para análise de riscos em antecipação de entrada em um investimento em condições de incerteza. Para um melhor entendimento, é ainda apresentado um exemplo numérico.


Palavras-chave


incerteza; risco; investimento; entrada; avaliação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2446-9513.2014v1i2p33-50

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2446-9513

 

INDEXADORES