Influência da Book-Tax-Differences no Retorno Financeiro das Ações de Companhias Brasileiras Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Valdemir Galvao de Carvalho UFRN/DEPAD/CERES
  • Edilson Paulo UFPB
  • Leonel Carlos Dias Ferreira PUC/SP
  • Alexandre Gonzales PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2446-9513.2016v3i1p120-139

Palavras-chave:

Gerenciamento tributário, Book-Tax-Differences, Retorno das ações.

Resumo

Este estudo analisou se a proxy Book-Tax-Differences (BTD) afeta o retorno das ações das companhias brasileiras com ações negociadas na BM&FBovespa. Foram coletados dados anuais no período de 1994 a 2013 e após o tratamento dos dados foram analisadas 136 companhias por 19 períodos anuais utilizando o CAPM e o modelo de Fama e French (1992). Os resultados encontrados sugerem que no modelo CAPM, a variável BTD foi estatisticamente significante. Adicionalmente, verificou-se que a relação entre a BTD e retorno da ação das companhias não foi afetada pela adoção do Regime Tributário de Transição (RTT). Assim, somente com base nas evidências apontadas através do CAPM, sugere-se que a diferença entre o lucro contábil e lucro tributável apresente conteúdo informacional relevante a precificações de ações no mercado de capitais brasileiro, mas cabe ressaltar que as estimativas apontam baixo poder preditivo.

Biografia do Autor

Valdemir Galvao de Carvalho, UFRN/DEPAD/CERES

Doutor em Ciências Contábeis - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Professor Adjunto da UFRN, área Finanças Corporativas.

Edilson Paulo, UFPB

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Adjunto III/UFPB. Docente do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN.

Leonel Carlos Dias Ferreira, PUC/SP

Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências Contábeis pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Alexandre Gonzales, PUC/SP

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Contador pelo Mackenzie.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Carvalho, V. G. de, Paulo, E., Ferreira, L. C. D., & Gonzales, A. (2016). Influência da Book-Tax-Differences no Retorno Financeiro das Ações de Companhias Brasileiras Listadas na BM&FBovespa. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 3(1), 120–139. https://doi.org/10.23925/2446-9513.2016v3i1p120-139

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>