Os impactos contábeis na adoção inicial dos CPCs nas empresas de grande porte do Brasil no seguimento de telecomunicações.

Autores

  • Diego Cezar Couto Becker

Palavras-chave:

Contabilidade, CPC, Normas internacionais de contabilidade, IFRS, IASB.

Resumo

A Contabilidade brasileira vem passando por um intenso processo de convergência para as normas internacionais de contabilidade IFRS (International Financial Reporting Standard), com a adoção da Lei nº 11.638/07, alterando e revogando dispositivos da Lei nº 6.404/76. O comitê de pronunciamentos contábeis foi criado e começou a emissão dos CPC´s, e dos ICPC´s promoveu uma verdadeira revolução na contabilidade brasileira. No exercício findo em 2010, todas as empresas com ativos superiores a 240 milhões ou receita brutal superior a 300 milhões elaboraram demonstrações financeiras em consonância com as normas internacionais de contabilidade - IFRS. Sem sobra de dúvidas a harmonização das práticas contábeis brasileiras com as práticas contábeis internacionais trouxe inúmeros benefícios à economia do país, como por exemplo, mais competitividade para as companhias em razão da maior exposição a que serão submetidas, novos investidores ao redor do mundo poderão analisar demonstrações financeiras de empresas brasileira, culminando em um mercado de capitais mais forte e maduro. No entanto, é crucial conhecer e entender as mudanças advindas dessa transição que impactam diretamente o padrão de demonstrações financeiras aos quais investidores, analistas de mercado e acionistas estavam acostumados.

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Couto Becker, D. C. (2017). Os impactos contábeis na adoção inicial dos CPCs nas empresas de grande porte do Brasil no seguimento de telecomunicações. Redeca, Revista Eletrônica Do Departamento De Ciências Contábeis &Amp; Departamento De Atuária E Métodos Quantitativos, 4(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/redeca/article/view/33463

Edição

Seção

Artigos