Deus no outro: a noção cristã de espiritualidade e sua interface com a ética da alteridade

Autores

  • Daniel Ribeiro de Almeida Chacon Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)
  • Frederico Soares de Almeida Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2177-952X.2016v10i18p48-60

Palavras-chave:

Espiritualidade, Alteridade, Rosto do outro/próximo, Ética

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver uma breve análise da concepção de espiritualidade na perspectiva cristã a partir da perícope de Lucas 10,25-37, destacando, pois, as afinidades eletivas existentes entre a noção de espiritualidade expressa nessa narrativa e a ética da alteridade em Emmanuel Levinas. O método utilizado nesta pesquisa é o da revisão bibliográfica. Por razões metodológicas, essa reflexão desenvolveu-se a partir do processo exegético histórico-crítico. As considerações encontradas nesta pesquisa alinham-se a uma perspectiva de que o Outro/Próximo assume um lugar vital na espiritualidade da fé cristã. Apesar das afinidades eletivas existentes entre a filosofia da alteridade e a espiritualidade cristã, a relação entre espiritualidade e ética é um complexo e essencial drama para o campo de pesquisa da filosofia da religião.

Biografia do Autor

Daniel Ribeiro de Almeida Chacon, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Atualmente é Mestrando em Filosofia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Especialista em Ciências da Religião e em Educação (Inspeção Escolar e Supervisão Escolar) e Licenciado em Pedagogia, ambos pela Faculdade de Educação e Tecnologia - Fetremis; Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, Bacharelando em Filosofia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (FATE-BH).

Frederico Soares de Almeida, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Mestre e Bacharel em Filosofia, ambos pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (FATE-BH).

Downloads

Publicado

2016-12-26

Edição

Seção

ARTIGOS