APRESENTAÇÃO

Prof. Dr. CÉZAR TEIXEIRA

Resumo


ERRATA: ESTA EDIÇÃO FOI CORRIGIDA DEVIDO UM ERRO NO NOME DA REVISTA NO CABEÇALHO DAS PÁGINAS DOS ESCRITOS. DESCULPEM-NOS OS TRANSTORNOS E QUALQUER DÚVIDA NOS COMUNIQUE.
EQUIPE EDITORIAL!

Caro leitor!

As palavras escritas sobre Teologia e Ensino, no subsídio doutrinal da CNBB, são oportunas para a abertura desta primeira edição de 2011:

Quantos ventos de doutrina conhecemos em décadas recentes, quantas correntes ideológicas, quantos modos de pensar. A pequena barca do pensamento de muitos cristãos foi muitas vezes agitada por estas ondas – jogada de um extremo ao outro: do marxismo ao liberalismo, até a libertinagem, do coletivismo ao ateísmo radical, a um vago misticismo religioso: do agnosticismo ao sincretismo e assim por diante. Cada novo dia, seitas são criadas e se realiza o quanto diz São Paulo sobre o engano dos homens, sobre a astúcia que tende a enganar (cf. Ef 4,14). Ter uma fé clara, segundo o Credo da Igreja, é frequentemente rotulado como fundamentalismo. Enquanto o relativismo, isto é, deixar-se ‘aqui e ali por todo vento de doutrina’, parece ser a única atitude que pode lidar com os tempos modernos. Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e deixa como critério último apenas o próprio eu e seus desejos.

Nesta perspectiva, convido-os à leitura dos nove artigos e uma resenha da presente edição, para que, cada vez mais, possamos evitar os perigos do mundo moderno e pós-moderno. Recuperar sempre a unidade do saber teológico nos favorece continuamente à vivência, ao ensino e à difusão da verdade da fé.

Palavras-chave


Teologia; Ensino; Primeira edição

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A REVELETEO está indexada em:

Presente nas seguintes Bibliotecas: