Religião e laicidade no STF: as figurações do secular no debate brasileiro sobre o ensino religioso público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1677-1222.2019vol19i3a21

Palavras-chave:

Ensino religioso, Secularismo, Arena jurídica, Problema público

Resumo

O trabalho analisa os sentidos das categorias laicidade e religião nas controvérsias públicas operacionalizadas por atores sociais. Tomaremos como principal objeto de análise o debate sobre o ensino religioso nas escolas públicas realizado na audiência organizada pelo STF em 2015. Partimos da hipótese de que a descrição sistemática dos modos como essas categorias são articuladas nessa arena pública ilumina as configurações do secular incorporadas pelos atores. Neste estudo de caso mapearemos os diversos usos dessas categorias por representantes de 32 diferentes organizações na sociedade civil e do Estado, de modo a perceber, como as características inerentes à sua posição social afetam o modo como articulam suas justificações e os sentidos implícitos que atribuem ao secular e a sua contraparte, o religioso.

Biografia do Autor

Paula Monteiro, USP

Professora Titular do departamento de Antropologia da USP. Pesquisadora do CEBRAP

Dirceu Girardi, USP

Doutor em Ciências Sociais (PUC-RS). Estagiário pós-doutoral pelo PPG em Sociologia da USP.

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Publicado

2020-01-23