Padrões de Inovação da Indústria de Bens de Capital Agrícola no Brasil

Autores

  • Eduardo Gonçalves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mauro Borges Lemos Presidente da ABDI
  • Bernardo de Abreu Guelber Fajardo Doutorando em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).

Palavras-chave:

Padrões de Inovação, áquinas e Equipamentos Agrícolas, Política Industrial, Brasil.

Resumo

O artigo busca, de forma exploratória, identificar a capacidade de diferenciar produtos e a forma pela qual as empresas brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas acumulam conhecimento para inovar. O estudo baseia-se, principalmente, em microdados da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2005, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através das quais as firmas industriais brasileiras foram classificadas em líderes, seguidoras, frágeis e emergentes. Os resultados revelam a heterogeneidade tecnológica da indústria de máquinas e equipamentos agrícolas e a presença de empresas nacionais entre as líderes tecnológicas do setor, ainda que subsidiárias de multinacionais tenham forte presença no mercado brasileiro. Medidas de política industrial são sugeridas a fim de fortalecer os regimes tecnológicos de cada categoria de empresa.

Biografia do Autor

Eduardo Gonçalves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto
Departamento de Economia
Faculdade de Economia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Mauro Borges Lemos, Presidente da ABDI

Presidente da ABDI e

Professor Titular Licenciado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG.

Bernardo de Abreu Guelber Fajardo, Doutorando em Administração Pública da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas/Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV).

Doutorando em Administração Pública
da Escola Brasileira de Administração
Pública e de Empresas/Fundação Getúlio
Vargas (EBAPE/FGV).

Downloads

Publicado

2015-03-04

Edição

Seção

Artigos