Do Cárcere ao Trabalho: A reinserção de ex-presidiárias no mercado de trabalho.

Rafaella Lima dos Santos

Resumo


Nos últimos tempos observa-se um enorme aumento na população carcerária, os números encontrados são alarmantes, principalmente no que diz respeito às mulheres. O sistema prisional foi pensado por e para homens em uma época que privar uma pessoa da liberdade, era apenas punição. Hoje, a execução da pena não tem esse objetivo, mas criar condições para que o sujeito possa se reintegrar a sociedade. Portanto, conforme a Lei de Execução Penal é dever do Estado prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade, sendo essa assistência estendida também ao egresso. Disposto isso, o trabalho é condição importante para que ele se integre e não haja reincidência criminal. Se para um homem já parece ser difícil o emprego, para a mulher egressa o processo é mais árduo, pois muitas vezes têm filhos e sofre um estigma muito maior para conseguir uma recolocação profissional.


Palavras-chave


Mulheres, Sistema Penitenciário, Trabalho.

Texto completo:

PDF

Referências


CERNEKA, Heidi Ann Cerneka. Homens Que Menstruam: Considerações Acerca do Sistema Prisional às Especificidades da Mulher. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v. 6, n. 11. p. 61-78. Janeiro/junho de 2009.

INFOPEN MULHERES: Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias. Disponível em: http://www.justica.gov.br/noticias/estudo-traca-perfil-dapopulacao-penitenciaria-feminina-no-brasil/relatorio-infopen-mulheres.pdf>. Acesso em 28/06/2018.

INFOPEN. Disponível em: . Acesso em 28/06/2018.

LEI DE EXECUÇÃO PENAL: Disponível em: . Acesso em 03/07/2018.

PESQUISA REINCIDÊNCIA CRIMINAL NO BRASIL. Disponível em: . Acesso em 26/06/2018.

PROJETO COMEÇAR DE NOVO. Disponível em: . Acesso em 26/06/2018.

RAWLS, John, Uma Teoria da Justiça/John Rawls: Trad. Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves – São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SEN, Amartya. The idea of justice. Massachussetts: The Belknap Press of Harvard University Press Cambridge, 2009.




DOI: https://doi.org/10.23925/1806-9029.2018v30i2p103-115

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores:

Nacionais:

pesquisa & debate


Internacionais: