Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs

Autores

  • João Mattar PUCSP/Professor

Resumo

Este artigo explora alguns exemplos de teorias da aprendizagem que podem servir como fundamentação para a aprendizagem em ambientes virtuais, com ênfase no conectivismo e nos MOOCs (Massive Open Online Courses, ou Cursos Online Abertos Massivos). Seu objetivo principal é mostrar como teorias da aprendizagem tradicionais (como o behaviorismo, cognitivismo e construtivismo) e contemporâneas (como o conectivismo) podem ser combinadas tanto para a compreensão mais adequada do fenômeno da aprendizagem pervasiva e em rede, quanto para orientar o design de cursos online. O artigo está baseado em revisão bibliográfica da literatura atual sobre o tema, especialmente o conectivismo e os MOOCs, e a análise de alguns cursos online. São explorados também alguns conceitos de Lev Vygotsky e John Dewey. O artigo conclui que novas abordagens pedagógicas são necessárias para dar conta das práticas de ensino e aprendizagem em um cenário de ambientes virtuais e redes, mas alguns elementos das teorias de aprendizagem tradicionais podem também servir aos mesmos propósitos.

Palavras-chave: Teorias da Aprendizagem. Behaviorismo. Cognitivismo. Construtivismo. Conectivismo. MOOCs.

Biografia do Autor

João Mattar, PUCSP/Professor

Professor do TIDD – Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP e da Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi/Laureate International Universities.

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