MÍDIA E LÍNGUA PORTUGUESA: CONTATOS E CONFLITOS COM OS ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS

Autores

  • Jessiléia Guimarães Eiró Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Raimundo Silva Neto Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Palavras-chave:

Mídia, Língua Portuguesa, Linguística

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explicitar a tensão entre a mídia e os estudos sociolinguísticos no que se refere à concepção de língua e ensino de português. Por meio de revisão bibliográfica, apresenta estudos que anunciam posicionamentos preconceituosos por parte da grande mídia quando se trata do uso da língua portuguesa. Levanta questionamentos sobre os profissionais que estão autorizados e os que têm competência para tratar do ensino de língua materna. Faz apontamentos acerca da influência exercida pelos meios de comunicação, bem como os profissionais da mídia impressa, eletrônica e mídia televisiva e suas implicações para a produção de um discurso sobre concepção de língua e ensino de português. Conclui que a mídia, de maneira geral, não reconhece a diversidade linguística, apresenta discussões superficiais, com baixo teor científico, linha editorial diversificada sobre o que se deve ensinar em língua portuguesa e/ ou o que seria um uso correto da língua e defende um padrão único de uso linguístico.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jessiléia Guimarães Eiró, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui mestrado em Letras: Linguística e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (2001), graduação em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1998) e graduação em Licenciatura em Letras - Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (1999). É Professora Efetiva - Assistente III - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Letras (Português-Inglês), com ênfase em Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua (materna e estrangeira-inglês), história da linguística, sociolinguística, análise do discurso, fonética e fonologia, morfologia, sintaxe e Português Língua Estrangeira-PLE. Coordena a linha de pesquisa Diversidade Linguística do CUMA. É coordenadora-adjunta do Projeto Assistente de Ensino de Inglês-ETA, Fulbright /CAPES e Coordenadora-adjunta do Curso de Licenciatura Plena em Letras- Língua Inglesa.

Raimundo Silva Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

É Graduado em licenciatura plena em letras/língua portuguesa pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Autalmente é Especializando em Estudos Linguísticos e Análise Literária pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Downloads

Publicado

2014-05-23

Edição

Seção

Artigos