“Venha ver o pôs do sol”, de Lygia Fagundes Telles, e o espaço ficcional: uma proposta de análise voltada para os estudantes de Letras

Autores

  • Daniele Aparecida Pereira Zaratin Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Literatura – Espaço Ficcional - Letras

Resumo

Este artigo ancora-se em dois objetivos centrais: 1) ressaltar a importância da análise literária na formação do graduando de Letras, já que, segundo a nossa percepção, esse exercício reflexivo contribui para a ampliação do repertório crítico-intelectual do aluno. 2) lançar luz sobre uma categoria narrativa que é relegada, de modo geral, ao segundo plano durante as aulas de literatura: o espaço ficcional. Para tanto, utilizaremos como corpus de análise o conto “Venha ver o pôr do sol” (1970), de Lygia Fagundes Telles, narrativa que apresenta um exímio trabalho com a linguagem ao construir o espaço ficcional plurissignificativo. Como público-alvo desta proposta, pensamos no graduando de Letras que esteja cursando o primeiro ou segundo semestre da disciplina de “Introdução aos estudos literários” ou “Teoria da literatura”. Esperamos, com isso, ampliar o leque de debates sobre o estudo do espaço ficcional, cuja finalidade é contribuir para a desmistificação da ideia de que esta categoria narrativa funciona somente como elemento “acessório” dentro do texto literário ficcional.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniele Aparecida Pereira Zaratin, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bolsista pela Capes. Pesquisadora das literaturas hispanoamericana e brasileira.

Downloads

Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Artigos