AS RELAÇÕES LITERÁRIAS NA LUSOFONIA: A REDE DE SOLIDARIEDADE PARA TIMOR

Autores

  • SUILLAN MIGUEZ GONZALEZ Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Timorense, Literaturas Africanas

Resumo

Este trabalho flagra as relações literárias estabelecidas entre escritores africanos e timorenses no período de silenciamento do povo de Timor-Leste – ex-colônia portuguesa localizada no sudeste asiático – devido ao longo período (25 anos) de sangrenta invasão empreendida pela Indonésia iniciada em 1975. Percebe-se, a partir da análise das relações de escritores moçambicanos e angolanos com escritores timorenses, a iniciativa em legitimar e registrar o significado do povo leste-timorense por publicarem obras com tal temática no momento de contrariado subjugo. Para elucidar tal diálogo, prefácios, poesias e trechos de obras foram trazidos à baila, de maneira que o contato entre literatas acabou por formar a Rede Literária de Timor em resposta ao chamado contido na obra de poesias Mar Meu de Xanana Gusmão, em que reconhecidos escritores africanos e portugueses participaram, como Mia Couto, Agualusa; Craveirinha; José Jorge Letria e Ruy Cinatti.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

SUILLAN MIGUEZ GONZALEZ, Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa Universidade de São Paulo

Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) - bolsista CAPES. Participou como cooperante do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) - bolsa CAPES. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) - bolsa CAPES. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV). Idealizadora e integrante do grupo de pesquisa "Timor-Leste: Literatura, Cultura e Sociedade", vinculado à Universidade de São Paulo (USP). Tem interesse na produção ficcional dos países de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

2016-08-12

Edição

Seção

Artigos