JOGOS COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR PARA MELHORAR A COMPETÊNCIA ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Marcia Antonia Guedes Molina UFMA

Resumo

Neste trabalho, discorremos sobre as dificuldades que podem advir durante o  processo de aquisição da escrita, centrando  nossas discussões no t Ensino Fundamental I e sugerimos  alguns jogos como atividades auxiliares ao trabalho docente, para motivar os alunos no sentido de melhorar sua competência escrita. Constituíram, de nosso aparato teórico, autores como FERREIRO (1981) e KATO (1987), para as discussões acerca de desenvolvimento da escrita e Piaget (1975) sobre a importância da inserção de jogos no cotidiano escolar, dentre outros.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Antonia Guedes Molina, UFMA

ossui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em Língua Portuguesa também pela PUC/SP (2006). Atualmente exerce suas atividades junto ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trabalhou na iniciativa privada por vinte anos, em especial, na Universidade Santo Amaro (UNISA), onde ministrou aulas de Língua Portuguesa, Produção Textual, Comunicação e Expressão e Linguísticas. Foi professora dos cursos de pós-graduação, ligados à área de Letras e coordenou as licenciaturas oferecidas presencialmente e a distância. É autora de duas obras: As concepções Linguísticas no Século XIX: a gramática no Brasil, em coautoria com a Profa.Dra. Leonor Lopes Fávero e Cancioneiros Urbanos, em coautoria com o Prof. Dr. Expedito Leandro Silva.Possui vários artigos publicados em veículos nacionais e internacionais e desenvolve projetos de pesquisa com estudiosos do Brasil e do exterior.

Downloads

Publicado

2016-10-01

Edição

Seção

Artigo Convidado