LUSOFONIA(S), IDENTIDADE E EXPRESSIVIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE PEDRAS

Autores

Palavras-chave:

Linguística, Estilística, Lusofonia

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão a respeito do conceito de lusofonia, bem como a respeito da construção da identidade por meio da palavra. Partimos da análise de dois poemas, a saber, A educação pela pedra (1966), do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto, e Ilha de Moçambique (2007), do escritor moçambicano Mia Couto, para verificar por meio das escolhas lexicais - especialmente o uso dos adjetivos -, como o enunciador constrói a identidade de seu povo/nação na trama discursiva do poema, em que as escolhas lexicais se mostram expressivas à medida que permitem construir a identidade do povo/nação. Em A educação pela pedra, o enunciador-poeta[1] constrói a identidade do povo nordestino brasileiro, que é caracterizado por meio de suas escolhas e de uma linguagem concisa e objetiva. Em Ilha de Moçambique, a questão identitária moçambicana é vislumbrada pelo viés do fazer poético, o enunciador-poeta utiliza-se também da metáfora da pedra. Sendo o conceito de lusofonia um fator que permeia a construção da identidade, e por se tratar de textos de dois poetas de língua portuguesa, nosso trabalho basear-se-á nos estudos de Lopes, Bastos e Brito, a respeito dos conceitos de lusofonia e identidade, bem como nos estudos estilísticos de Martins no que concerne à expressividade dos usos na materialidade linguística, os quais caracterizam o objeto do discurso do enunciador-poeta e contribuem para a construção da identidade.


[1] Utilizamos enunciador-poeta, pelo fato de o enunciador dos poemas se colocar como poeta, distinguindo, desse modo, o enunciador do escritor empírico. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Cunha Pilôto Bitencourt, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2012) e mestrado em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2015). Na graduação, foi aluna pesquisadora de Iniciação Científica e bolsista do CNPq. No mestrado, foi aluna bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES -, do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul. Na área de educação, atuou para a melhoria da escrita e leitura em séries iniciais do Ensino Fundamental II de escolas da rede municipal de ensino em São Paulo, no Projeto Universidade na Melhoria da Escrita e da Leitura (Unimel). Como professora desenvolveu sua prática no ensino fundamental II e ensino médio da rede estadual, com ênfase em leitura e produção de textos, estudos gramaticais e gêneros literários.

Downloads

Publicado

2017-01-18

Edição

Seção

Dossiê: Lusofonia