A CULTURA “DENTRO” DA LÍNGUA: ABORDAGEM DE CULTURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Jorge Rodrigues Souza Junior

Resumo


Neste artigo discuto a necessidade de revisar a noção de cultura, ao realizar o movimento de tomar tal noção enquanto objeto de observação para alçá-la como objeto discursivo, visando práticas de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, especificamente as de língua espanhola para brasileiros. A partir do viés teórico da Análise do Discurso materialista, mobilizo uma reflexão teórica que servirá de base para a elaboração de lineamentos, realizados a partir da esfera literária, como proposição de uma abordagem sobre cultura que não estabeleça uma dicotomia entre língua e cultura nessas práticas de ensino/aprendizagem.

 


Palavras-chave


Cultura; Ensino de Língua Estrangeira; Análise do Discurso; Língua Espanhola.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




     INDEXADORES: