UM OLHAR SOBRE O SUJEITO DISCURSIVO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS: UMA PROPOSTA DE LEITURA

Autores

  • Heyde Ferreira Gomes
  • Márcio Oliveira Cano Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Análise do discurso. Sujeito discursivo. Leitura. Discurso publicitário

Resumo

Tendo-se em vista que o sujeito referido na Análise do Discurso não é o sujeito empírico, mas o sujeito discursivo, esta pesquisa propõe trabalhar a leitura com uma interação aluno versus sujeito discursivo, levando-os a perceberem quais os posicionamentos adotados pelo enunciador, objetivando contribuir para a formação de um sujeito consciente, capaz de interagir com os diversos discursos existentes no mundo. Para tanto foi proposto a leitura dos anúncios publicitários: i. Hope Ensina (2011); ii. “TPM” (2011) da Havaianas; iii. “Aquela das amigas que arriscam tudo” (2013) da Ford. A proposta de análise do sujeito discursivo possibilitou pensa-lo enquanto uma categoria de leitura que poderia contribuir com a formação do leitor em contextos formais ou informais de aprendizagem.

Metrics

PDF views
376
Dec 07 '17Dec 10 '17Dec 13 '17Dec 16 '17Dec 19 '17Dec 22 '17Dec 25 '17Dec 28 '17Dec 31 '17Jan 01 '184.0
| |

Biografia do Autor

Márcio Oliveira Cano, Universidade Federal de Lavras

Professor do curso de Letras do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

2017-12-05

Edição

Seção

Artigos