CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E EVIDÊNCIA DE ATOS E ESTADOS DE VIOLÊNCIA NO CASO DO MEME #HOMENSRISQUE

Autores

  • Lilian Mara Dal Cin Porto PUC-SP
  • Ana Rosa Ferreira Dias PUC-SP USP

Palavras-chave:

violência, texto, estratégias de construção de sentidos, meme.

Resumo

O presente artigo busca evidenciar como o processo de construção de sentidos dos memes #homensrisque auxilia a compreensão da dimensão dos atos e estados de violência neles nomeados e, consequentemente, coloca em discussão a violência sofrida pelas mulheres em nossa sociedade. Para isso, coletamos memes com essa hashtag e analisamos seu processamento textual, baseando-nos nas estratégias mobilizadas para a construção de sentidos em um texto apresentadas por Koch (2010). Compreendendo que o sentido não está no texto, mas se constrói a partir dele, no curso de uma interação, inserimos o presente artigo na perspectiva sociocognitiva-interacional.  Ainda, para possibilitar a realização da análise, apresentamos a definição de violência e a diferenciação de atos e estados de violência encontradas em Michaud (1989), Rondelli (1998) e Souza (2005). A conceituação de meme, também essencial para o trabalho, é baseada em Shifman (2013) e Miltner (2014).

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Biografia do Autor

Lilian Mara Dal Cin Porto, PUC-SP

Mestre em Linguística pela Unicamp, doutoranda em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Professora na Unip.

Pesquisa gêneros digitais, especialmente tweet e meme.

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Publicado

2017-12-05

Edição

Seção

Artigos