ANÁLISE SEMIÓTICA DA MÍDIA CARTAZ NO CASO MARIELLE

Autores

Palavras-chave:

Semiótica greimasiana. Marielle Franco. Mídia cartaz.

Resumo

O presente artigo desenvolve análise de mídia cartaz sobre o Caso Marielle a partir da teoria semiótica greimasiana. Sabe-se que muitos obstáculos estruturais retém o acesso efetivo do gênero feminino à democracia, tal como aconteceu no assassinato da vereadora Marielle Franco. O crime gerou ampla repercussão midiática, tanto institucional quanto espontânea. Muitos questionamentos foram e ainda estão sendo feitos pela sociedade brasileira, que clama por respostas à pergunta: quem matou Marielle? Assim, foi selecionado como corpus um cartaz sobre o caso, fotografado na cidade de São Paulo, que responde a este questionamento, ainda que parcialmente.  

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sofia Finguermann Fernandes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Mestrado em andamento em Letras (Conceito CAPES 6) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso.

Laura Gomes Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Mestrado em andamento em Letras (Conceito CAPES 6) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-19