O ETHOS DE PROFESSORAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES ACERCA DO LETRAMENTO DOCENTE

Autores

  • Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti Instituto Federal de Alagoas - IFAL. http://orcid.org/0000-0001-6990-6669
  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p125-144

Palavras-chave:

Ethos, Argumentação, Estágio Curricular Supervisionado, Letramento docente

Resumo

Este artigo analisa como professoras em formação inicial argumentam sobre suas constituições docentes em práticas de letramento, desenvolvidas em um dos momentos do Estágio Curricular Supervisionado, na licenciatura em Letras-Português. Consideramos um artigo acadêmico-científico produzido por duas alunas no Estágio Curricular Supervisionado IV. No corpus, reconhecemos o Ethos (auto)constituído à luz da tríade retórico-aristotélica, que trata da imagem do eu em sua relação com o auditório (PERELMAN e TYTECA 2005; REBOUL, 2004; MEYER, 2008), a partir de dispositivos linguísticos e retórico-discursivos para a argumentação sobre as concepções de língua, linguagem e sujeito; além dos processos de ensino e aprendizagem no campo de estágio. A abordagem qualitativa de investigação, numa perspectiva linguístico-interpretativista, aliada ao campo multidisciplinar da Linguística Aplicada, é a nossa escolha epistemológica para a análise processual desses dados. Os resultados apontam para a importância do desenvolvimento de práticas de escrita autorreflexiva como propulsoras aos letramentos acadêmico e docente.

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Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Graduado em Letras: Port/Inglês pela UNEAL; Especialista em Docência do Ensino Superior pela UNEAL; Mestre em Educação e Linguagem pela UFAL; Doutor em Letras e Linguística pela UFAL; Pós-doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor de Língua Portuguesa e Linguística do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Maceió, atuando na Educação Básica, em Cursos de Licenciatura e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL).

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); doutorado em Linguística (2007); mestrado em Letras e Linguística; e licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora Associada 2 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões, atuando no Curso de Licenciatura em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFAL.

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Publicado

2019-09-10