REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA, IDENTIDADE E ALTERIDADE: ENTREVISTA EM ANÁLISE

Autores

  • Jaqueline de Jesus Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria Eliete de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p221-235

Palavras-chave:

Representação discursiva. Identidade. Alteridade. Marielle Franco.

Resumo

Este artigo focaliza a representação discursiva de si, categoria de análise do nível do texto, da Análise Textual dos Discursos (ATD) com base em Adam (2011), dialogando com os construtos da identidade e da alteridade, por meio, sobretudo, de Bakhtin (1997). O objeto de investigação é a entrevista de Marielle Franco[1] concedida ao site Brasil de Fato. Objetivamos analisar as construções identitárias através de representações discursivas de si, por meio da referenciação, de seus modificadores e da predicação, relacionadas à alteridade. A pesquisa é documental e qualitativa. Percebemos representações identitárias de Marielle Franco como mulher negra, resistente, lutadora, engajada.


[1] Marielle Franco, assassinada em 14/03/2018, era Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, presidiu a   Comissão da Mulher da Câmara, era socióloga e mestra em Administração Pública. Militou pelos direitos humanos, das mulheres e dos negros e atuou em organizações como o Centro de Ações Solidárias da Maré.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline de Jesus Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Maria Eliete de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra e doutora em Estudos da Linguagem, Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005; 2013).  Professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2019-09-10