DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITORA EM INGRESSANTES NO ENSINO UNIVERSITÁRIO: PERSPECTIVAS TEÓRICO-ANALÍTICAS E DESAFIOS PRÁTICOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-3267.2019v8i2p59-76

Resumo

O texto aborda o desenvolvimento da proficiência escritora de estudantes ingressantes na universidade. A base teórica é a da linguística de texto, numa abordagem sociocognitiva e interacional, que entende a produção textual como um processo que envolve produtor, texto e leitor em interação (Koch, 1997 e 2002). Focalizando a importância de se considerar o leitor no processo de produção textual, as análise buscam identificar em que medida o trabalho de apoio de um orientador especialista, no processo de planejamento, escrita, revisão e reescrita, pode auxiliar o estudante a assumir alguns procedimentos para a melhoria de seu desempenho na produção de textos. Recorrendo à noção de que a proficiência escritora se desenvolve em estágios (Kellogg, 2008; ), as análises evidenciam as dificuldades dos ingressantes nos processos de escrita e apontam algumas possibilidades de ações que possam contribuir com o trabalho a ser desenvolvido para que os estudantes se tornem produtores competentes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nelci Vieira De Lima, Universidade Cruzeiro do Sul IP/PUCSP

Pós-Doutora em Linguística pelo PNPD/ CAPES, na Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2016). Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2011). Atuou nas Redes Oficiais de Educação, Estadual e Municipal, de São Paulo, por mais de dez anos consecutivos como Professora de Educação Básica II, em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas no Instituto de Pesquisas Sedes Sapientiae para estudos do Português, da PUC-SP, desde 2010. É autora de capítulos de livros e artigos científicos, tendo publicado cinco capítulos de livros e seis artigos em periódicos científicos. É autora de materiais didáticos para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pela Editora do Brasil S/A. Atualmente, é Professora Titular na Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua nos cursos de Letras e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2019-09-10

Edição

Seção

Dossiê Escrita acadêmica: abordagens teórico-analíticas