ANÁLISE DO DISCURSO EM MANUAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL EM AÇAILÂNDIA/MA

Autores

Palavras-chave:

Análise do discurso, Manual didático, Língua portuguesa.

Resumo

O presente registro trata-se de uma análise discursiva do manual didático Português Linguagem, de Cereja e Cochar (2015), cujo seu principal objetivo é constatar se há concordância entre os discursos dos gramáticos, legisladores e docentes de língua portuguesa, especificamente do século XXI, em Açailândia-MA. Para se atingir o objetivo proposto, tomam-se como base os princípios teóricos da Análise de Discurso de Linha Francesa, particularmente os conceitos e as ideias de Maingueneau (1989); Koerner (1996); Nogueira (2015) e Orlandi (2001). Assim, obtendo como resultado dessa investigação a contextualização histórica da educação brasileira em nível nacional e local, bem como a verificação da concordância parcial do discurso dos gramáticos, legisladores e docentes de língua portuguesa no corpus analisado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Jesus Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestrando em Literatura, História e Imaginário, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Especialista em Literatura Contemporânea, pelo Instituto Coimbra e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Além disso, foi estagiário do programa de estágio não obrigatório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL e bolsista de iniciação científica (PIBIC/UEMASUL) na área de Análise do Discurso e Historiografia Linguística.

Sônia Maria Nogueira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOUTORADO em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011); MESTRADO em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005); MESTRADO em Ciências da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA-Brasil/IPLAC-Cuba (1999); graduação em HISTÓRIA pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2001); graduação em LETRAS pela Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto/SP (1980). Atualmente é professora Adjunta III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em Imperatriz/MA., onde atua como docente da Graduação e docente e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe).

Downloads

Publicado

2020-05-07