A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA

Adriana Eugênia Antony Afonso

Resumo


O aprendizado escolar - com tempo e gradação de ensino - existente na atualidade aconteceu a partir do século XVI, quando começaram a surgir as escolas e o saber institucionalizado. A partir daí, tornou-se necessário um currículo que dividia o saber em áreas do conhecimento (educativas e formadoras)  e em disciplinas (conteúdos). Todavia, o surgimento da disciplina língua portuguesa ainda estava distante, já que não era vista como um bem cultural ou mesmo com assuntos que pudessem torná-la parte desse currículo. Com o passar do tempo, a história da educação brasileira foi-se modificando. De colônia de Portugal a país independente, o Brasil ainda sofre com problemas de ordem socioeconômicas, e busca, em termos de educação, cobrir algumas lacunas deixadas no decorrer do tempo. E é sobre essa história que se busca evidenciar, percorrendo o passado e delineando o modo como a língua portuguesa foi introduzida  no currículo das escolas.


Palavras-chave


Educação. Língua Portuguesa. Currículo Escolar.

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