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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Recomenda-se aos autores que leiam as instruções antes de preparar o artigo e de iniciar o processo de submissão. Somente serão encaminhados aos revisores os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas.

A Revista estimula a publicação de trabalhos provenientes das mais diversas fontes, sendo aberta a contribuições nacionais e internacionais. Na seleção dos manuscritos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, além da adequação às normas editoriais adotadas pela Revista. Todos os originais recebidos serão analisados por revisores anônimos e com o sigilo necessário em todo o processo de revisão. Os pareceres dos revisores e as instruções do editor serão enviados para os autores para que eles tomem conhecimento das alterações a serem realizadas. Os autores devem reenviar o texto com as modificações solicitadas assim que possível, devendo justificar, se for o caso, o motivo do não atendimento de alguma sugestão para modificação. Não havendo retorno do trabalho, presume-se que os autores não têm mais interesse na publicação e a submissão será arquivada após o prazo estabelecido pela revista. Os autores podem solicitar em qualquer ponto do processo de análise e edição do texto a sustação do processo e a retirada do trabalho.

O conteúdo do material enviado para publicação não poderá ter sido publicado anteriormente, nem ter sido submetido concomitantemente para publicação em outras revistas. Os conceitos, dados e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores. Todo o conteúdo da revista está licenciado sob uma licença Creative Commons (CC BY) (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).

O manuscrito enviado para publicação pode ser redigido em português, inglês ou espanhol e deve se enquadrar em uma das diferentes categorias de artigos da Revista.

Artigo Original: Descreve pesquisa experimental ou investigação clínica (prospectiva ou retrospectiva, randomizada ou duplo cego). Deve ter: Título em português e inglês, Resumo em português e inglês estruturado em (Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão), Palavras-chave/Keywords, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. O texto deve ter entre 2.000 e 3.000 palavras, excluindo referências e tabelas. O resumo e o abstract serão considerados na contagem de palavras. Deve conter, no máximo, cinco tabelas e/ou figuras. O número de referências não deve exceder 30. A seção Métodos deverá conter menção à aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, ou pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais, ligados à instituição onde o projeto foi desenvolvido. Para as pesquisas da área de ciências humanas e sociais consultar a Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional de Saúde. Nesta seção também deve haver descrição da análise estatística empregada, com as respectivas referências.

Artigo de Atualização: Trabalho descritivo e interpretativo, fundamentado na literatura recente acerca da situação global em que se encontra determinado assunto. Não deve extrapolar 3.000 palavras, excluindo referências e tabelas. O resumo e o abstract serão considerados na contagem de palavras. A divisão do texto fica a critério do autor, mas deve conter resumo/abstract (apenas informativo), palavras-chave e key words. O número de referências é limitado a 30.

Notas de literatura: Resenha sobre um ou mais textos publicados, ligados ao foco da revista. Não deve ultrapassar 800 palavras, excluindo as referências. O número total de referências não deve ultrapassar três.

Cartas: Opiniões e comentários sobre o conteúdo da revista, sua linha editorial ou sobre temas de relevância científica: os textos devem ser breves com, no máximo, 800 palavras. Podem ser comentários sobre material publicado na revista ou trazer dados novos e observações clínicas. Apenas uma tabela e uma figura são permitidas e, no máximo, cinco referências.

Comunicações breves: Artigos originais, porém mais curtos, abordando campos de interesse para a revista, com resultados preliminares ou de relevância imediata, devem ter até 1.500 palavras. Incluir resumo em português e inglês, palavras-chave e key words, seguindo o modelo dos artigos originais e, no máximo, uma tabela ou figura, além de, no máximo, 15 referências.

PREPARO E SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

Submissão

A revista utiliza o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER). Os manuscritos deverão ser submetidos por meio do site http://revistas.pucsp.br/rfcms. O autor deve se cadastrar seguindo as instruções do site onde receberá um nome de usuário, senha e orientações para prosseguir a submissão de seu artigo, possibilitando o acompanhamento do processo de avaliação e editoração.

Título

Apresentar o título conciso do trabalho, evitar o uso de siglas e abreviaturas. Deve vir acompanhado de sua versão em inglês.

Resumo/Abstract

Para os artigos originais: resumo estruturado, dividido em seções identificadas: objetivo, métodos, resultados e conclusões. Ter até 250 palavras. Conter as informações relevantes, permitindo ao leitor ter uma ideia geral do trabalho. Incluir descrição resumida dos métodos e da análise estatística efetuada. Expor os resultados numéricos mais relevantes, não apenas indicação da significância estatística encontrada. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do trabalho e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências no Resumo. Na mesma página do Resumo, citar de três a cinco palavras ou expressões-chave baseadas nos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) publicado pela BVS, disponível no endereço eletrônico: http://decs.bvs.br. O Abstract deve ter a versão fiel do texto do Resumo estruturado, acompanhado da versão para o inglês das palavras ou expressões-chave (Key-words).

Para os artigos de atualização e comunicações breves, o Resumo/Abstract não deve ser estruturado, somente deve indicar os pontos centrais do trabalho, sem apresentar dados quantitativos e qualitativos. Conter até 200 palavras. Citar de três a cinco palavras ou expressões-chave baseadas nos DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) publicado pela BVS, disponível no endereço eletrônico: http://decs.bvs.br. O Abstract deve ter a versão fiel do texto do Resumo, acompanhado da versão para o inglês das palavras ou expressões-chave (Key-words).

Texto

Introdução: Justificar o motivo da realização do trabalho, descrever a relevância e o interesse do estudo.

O objetivo do trabalho deve estar explícito ao final da introdução, podendo o autor colocá-lo como título à parte.

Material e Métodos: Trata-se do objeto do estudo e o autor deverá definir, de forma clara, o grupo com o qual estará ou esteve trabalhando. Descrever o procedimento que foi aplicado ou analisado no seu material, com detalhes. Para os Artigos originais iniciar esta seção indicando o planejamento do trabalho: tipo do estudo, se qualitativo, quantitativo, descritivo, se prospectivo ou retrospectivo, ensaio clínico ou experimental, se a distribuição dos casos foi aleatória ou não, etc. Descrever os critérios inclusão e exclusão para seleção dos participantes. Se a metodologia aplicada já tiver sido empregada anteriormente, dê as referências, além da descrição resumida do método. Descreva também os métodos estatísticos empregados e/ou de análises qualitativas. É imprescindível a menção da aprovação do projeto pela Comissão de Ética em Pesquisa da instituição onde o trabalho foi executado. Os trabalhos que apresentarem como objetivo a avaliação da eficácia ou tolerabilidade de tratamento ou droga, deve necessariamente incluir grupo controle adequado.

Resultados: Apresentar os resultados em sequência lógica do texto, usando tabelas e ilustrações, se necessário. Apresentar os resultados relevantes para o objetivo do trabalho e que serão discutidos. Não repetir no texto todos os dados constantes das tabelas e ou ilustrações.

Discussão: todos os itens do trabalho (introdução, material, métodos, resultados) devem ser discutidos e comparados com a literatura pertinente. Artigos originais as informações novas e originais obtidas na investigação devem ser realçadas. Não repetir dados e informações já mencionadas nas seções Introdução e Resultados. Evitar citação de tabelas e figuras. Ressaltar a adequação dos métodos empregados na investigação. Comparar e relacionar as suas observações com as de outros autores, comentando e explicando as diferenças que ocorrerem. Explicar as implicações dos achados, suas limitações e faça as recomendações decorrentes.

Conclusões: devem ser baseadas nos resultados obtidos.

Agradecimentos: Dirigidos a pessoas que tenham colaborado intelectualmente, mas cuja contribuição não justifique coautoria, ou para os que tenham dado apoio material. Conflito de Interesses - Quando existe alguma relação entre os autores e qualquer entidade pública ou privada que pode derivar algum conflito de interesse, essa possibilidade deve ser comunicada e será informada no final do artigo. Caso não exista, o autor deve informar a inexistência.

Conflitos de interesse: Devem ser reproduzidos objetivamente quando houver, e quando não houver, apresentar a declaração: "Os autores declaram inexistência de conflito de interesses na realização deste trabalho."

Referências: Atualizadas, contendo, os trabalhos mais relevantes sobre o tema, apenas trabalhos referidos no texto. A apresentação deverá seguir o formato denominado "Vancouver Style", conforme modelos abaixo. Os títulos dos periódicos deverão ser abreviados de acordo com o estilo apresentado pela National Library of Medicine, disponível em "List of Journal Indexed in Index Medicus" no endereço eletrônico: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals Para todas as referências, citar todos os autores até seis. Quando em número maior, citar os seis primeiros autores seguidos da expressão "et al."

Exemplos:

Livros:

1. Vieira SM. Introdução à bioestatística. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus; 1998. p. 42-8.

2. Foley KM, Gelband H, editores. Improving palliative care for cancer [Internet]. Washington: National Academy Press; 2001 [acesso em 9 jul. 2002]. Disponível em: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/

Capítulos de livros

3. Carpenter CB. Immunobiology of transplantation. In: Garovoy MR, Guttmann RD, editors. Renal transplantation. New York: Churchill Livingstone; 1986. p. 49-72.

Artigos de periódicos

4. Collins C, Araujo J, Barbosa J. Decentralizing the health sector: issues in Brazil. Health Policy. 2000; 52:113-27.

5. Goldbaum M, Gianini RJ, Novaes HMD, Chester LGC. Utilização de serviços de saúde em áreas cobertas pelo programa saúde da família (Qualis) no Município de São Paulo. Rev Saúde Pública. 2005; 39:90-9.

6. Abood S. Quality improvement initiative in nursing homes: the ANA acts in an advisory role. Am J Nurs [Internet]. 2002 Jun [acesso em 12 ago. 2002];102(6):[aproximadamente 3 p.]. Disponível em: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htm

Teses e Dissertações

7. Martinez TY. Impacto da dispnéia e parâmetros funcionais respiratórios em medidas de qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes com fibrose pulmonar idiopática [tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 1998.

Homepage e Bases de dados na Internet

8. Agency for Healthcare Research and Quality [Internet]. Rockville (MD): AHRQ; [acesso em 15 maio 2008]. U.S. Preventive Services Task Force (USPSTF). Disponível em: http://www.ahrq.gov/clinic/ 9. Consort Group. Consort Statement [Internet] [atualizada em 22 out 2007; acesso em 15 maio 2008]. Disponível em: http://www.consort-statement.org/index.aspx?o=1011 10. Cochrane BVS [Internet]. São Paulo: Bireme [acesso em 15 maio 2008]. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/portal/php/index.php

Citações

As citações no texto devem ser numeradas com algarismos arábicos sobrescritos, na ordem em que aparecem no texto e relacionadas na mesma ordem em "Referências".

Os números das citações devem ser inseridos após pontos finais ou vírgulas nas frases, e sobrescritos (sem parênteses ou colchetes). Referências citadas nas legendas de tabelas e figuras devem manter a sequência com as referências citadas no texto.

Ilustrações

Compreendem quadros, tabelas, gráficos e figuras, só se justificando sua inclusão quando servirem efetivamente para complementar as informações do texto ou simplificar sua compreensão. Por isso só serão aceitas até o limite determinado para o tipo de artigo, salvo melhor juízo da equipe editorial. As ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas, em sequência própria para cada tipo, por algarismos arábicos, conforme a ordem de entrada. A identificação das ilustrações deve ser precedida da palavra designativa, seguida de número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, além do respectivo título.

Quadros, Tabelas e Gráficos

Os quadros servem para a apresentação tabular de informações textuais, sem empregar dados estatísticos, ao contrário das tabelas, que têm por objetivo a apresentação de resultados numéricos e valores comparativos, permitindo avaliação estatística. Nos gráficos, os dados são apresentados na forma de desenho, preferencialmente como diagramas de barras, linhas ou circulares. Não repetir resultados em gráficos de dados já apresentados em tabelas e vice-versa. A identificação das tabelas deve ser precedida da palavra - tabela -, seguida de número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, além do respectivo título, assim como os quadros e gráficos. Se forem usados dados de outra fonte, publicados ou não, é preciso obter permissão e informar. Autor, data e localização dos dados devem ser referidos.

Figuras

Compreendem as demais formas de ilustração, incluindo principalmente fotografias e microfotografias. Fotografias no formato eletrônico, deverão ser encaminhadas em alta resolução (300 dpi) e em tamanho máximo de 10 cm de largura. Se uma figura já foi publicada, mencionar a fonte original e enviar permissão por escrito do detentor dos direitos autorais para a sua reprodução. Exceção é feita para documentos de domínio público. Se forem usadas fotografias de pacientes, estes devem ter a identidade resguardada; do contrário, devem ser acompanhadas de permissão, por escrito, para ser divulgadas. No caso das figuras (gráficos, fotografias, ilustrações, etc.), a identificação aparece em sua parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, além do respectivo título e/ou legenda explicativa. Mesmo de forma breve e clara, estas informações devem dispensar consulta ao texto ou à fonte. Se forem usadas imagens de outra fonte, publicadas ou não, é preciso obter permissão e informar. Autor, data e localização dos dados devem ser referidos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O manuscrito está adequado às normas da revista disponíveis em Diretrizes para autores. Os autores devem checar com atenção as diretrizes e o modelo disponível, pois problemas de formato causarão rejeição imediata do manuscrito.

  2. O autor que submeter o artigo garante que todos os coautores estão cientes e em concordância com a submissão.
  3. Os dados completos de todos os autores serão inseridos no momento da submissão (nome completo, e-mail, endereço e vínculo institucional, resumo do currículo).

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  5. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  6. A submissão de um artigo na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba implica que: - o artigo não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo, parte de uma palestra ou tese acadêmica); - não está sob avaliação para publicação em outro veículo; - se aceito, não será publicado em outro lugar da mesma forma, em português ou em qualquer outro idioma, sem o consentimento por escrito do detentor dos direitos autorais.
  7. Os artigos originais devem necessariamente ter seguido os princípios éticos da pesquisa em seres humanos (Resolução n. 196, 1996) e ter passado pela aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, devendo este fato ser referido claramente na metodologia. O número do documento de aprovação deve ser informado, se necessário, informar que foi obtido consentimento livre e esclarecido de todos os participantes adultos ou, no caso de menores ou incapazes, de seus representantes legais. Em caso de estudo experimental com animais, informar que a manutenção e o cuidado aos animais seguem as diretrizes da instituição ou do país para o uso de animais em pesquisa. No momento da submissão, os autores assumem a responsabilidade de não utilizar dados falsos ou copiados.

     

 

Declaração de Direito Autoral

Esta declaração deve ser copiada, preenchida, assinada e enviada por meio do passo 4 do processo de submissão.

Declaração

responsabilidade e transferência de direitos autorais

 

O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO Do ARTIGO”  submetido para publicação na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba  é um trabalho original, que não foi publicado  ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.

 

O(os) autor(es) do manuscrito acima citado também declara(m):

 

  1. Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
  2. Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
  3. Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.

Assinatura do(s) autor(es)

 

Primeiro Autor: ­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________

Assinatura: ________________________________________________________________

Endereço:  ________________________________________________________________

Email: ________________________

 

Coautor: ­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Assinatura: ________________________________________________________________

Endereço:  ________________________________________________________________

Email: __________________________

 

Coautor: ­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Assinatura: ________________________________________________________________

Endereço:  ________________________________________________________________

Email: __________________________

 

Coautor: ­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Assinatura: ________________________________________________________________

Endereço:  ________________________________________________________________

Email: __________________________

 

Coautor: ­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Assinatura: ________________________________________________________________

Endereço:  ________________________________________________________________

Email: __________________________

 

 

Coautor: ­­­­­­­­­­­­­­­­________________________________________________________

Assinatura: ______________________________________________________

Endereço:  _______________________________________________________

Email: __________________________

 

 

Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração e não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.

 

 

A declaração original deve ser assinada e datada.

 

 

Local e data.

 

Custos de Publicação: Não haverá custos de publicação.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.